Tuesday, January 07, 2014

Berlusconi: o amigo Bush, odiado dos anti-americanos e antiamericanismo à italiana

Berlusconi foi muito criticado de certa sinistra italiana por ser amigo de Bush. Não sei se foi causa ou consequência do anti-americanismo no início do século.
Em minha opinião certo anti-americanismo italiano que observei em certos momentos pareceu-me do mais irracional que conheci na história mundial: Itália do após guerra, libertada dos americanos do fascismo, nazismo e comunismo russo ou estilo albanês, chegou a um nível anti-americano pior do Vietnam. 
Seria interessante un estudo da opinião pública e justiça italiana a propósito de Bin Laden, Abu Omar, Baraldini, Battisti, BR, assassinos de Moro, Tobagi, ...
Para mi é impressionante a prioridade a diferença de condenação para Berlusconi e CIA. Parece que tem prioridade a condenar mais os melhores contra a máfia do que os mafiosos, os melhores contra o terrorismo do que os verdadeiros terroristas.   

USA e ONU são dois exemplos muito diferentes de globalização. Com o contínuo desenvolvimento de Internet e novas tecnologias torna-se cada vez mais urgente um governo, justiça, ética, moral, deontologia, civilidade e boas maneiras de comportamento online e em tudo o que tem mais consequências globais, não tem fronteiras. Mas será melhor o pragmatismo de USA ou burocracias da ONU?