Tuesday, May 23, 2006

Prodi, Bush, Bin Laden, Saddam, Iraque, Afeganistão, Vietname, ... reaccionários ou revolucionários?
Prodi disse que a invasão do Iraque foi um erro que aumentou o terrorismo. Rai3 deu hoje voz a um americano a dizer que se envergonhava do seu país no Vietname, e da politica de Bush no Afeganistão e Iraque.
O novo-velho governo comunista italiano já avisou USA que a política tomará outra direcção e as suas forças de paz no Iraque devem regressar o mais brevemente possível. Em “resposta a um fundamentalista cristão (ou como não se pode distorcer os fatos) “ : “Bin Laden começou a sua "gloriosa" carreira matando comunistas e seus simpatizantes no Afeganistão. Ele não é contra o capitalismo e nem contra o cristianismo. Ele odeia a sociedade laica, onde religião e Estado são separados. Para ele, isso é ateísmo, e para o Islã fundamentalista, os ateus devem ser condenados a morte.” “... Acompanhei a Guerra do Afeganistão de perto sempre achei que os russos mereciam ser derrotados em solo afegão como os americanos o foram em solo vietnamita. O imperialismo da URSS era tão pernicioso, brutal e arrogante quanto o imperialismo dos EUA tem sido ainda hoje. Qualquer país que se considere no direito de invadir outro para ditar regras e não reconheça o direito dos povos de cuidarem de seus próprios interesses merece ser derrotado e humilhado.”
Esta é uma filosofia e ética tradicional nacionalista. Imagino que um dia esta filosofia será considerada reaccionária e Bush revolucionário de uma nova filosofia e ética global: todos somos responsáveis pelo mundo que nos circunda: se Saddam usa o seu petróleo para financiar terrorismo e corromper ONU com danos para todo o mundo deve ser entregue à justiça.
Os russos no Afeganistão não se podem comparar aos americanos no Vietname: os russos queriam dominar o Afeganistão como fizeram com Hungria, Checoslováquia e outros que invadiram. Os americanos queriam defender uma parte do Vietname e libertá-la de ditadores ou ideologias perigosas como fizeram com Alemanha, Itália, Japão, etc.
Eu penso que os USA estão na vanguarda da revolução global do futuro com muitos danos colaterais mas mais vantagens do que inconvenientes.
Poucas revoluções se fizeram sem sangue e muitos danos colaterais de inocentes. Mas eu penso que esses danos seriam maiores se Saddam continuasse a usar o petróleo para financiar terrorismo e corrupção da ONU.
Os ataques terroristas contra USA provocaram uma reacção popular imediata de 94% a favor da guerra. Em Espanha e Itália tiveram efeito contrário.
Recordo 8 voluntários humanitários ocidentais que estavam para ser condenados à morte no Afeganistão pouco antes do 11/9 porque tinham bíblias e eram acusados de proselitismo religioso. Foram libertados pelos soldados americanos após a invasão. Em Itália este facto só deu uma pequena notícia no final de uma página de um diário. Chegou a alguns noticiários depois que eu escrevi a diversos órgãos de informação porque razão se um assassino negro americano é condenado à morte causa tanta primeira página e se 8 voluntários humanitários... Porquê tanta sensibilidade por um condenado nos USA e falta de sensibilidade pelos, (as), voluntários, (as) humanitários, (as), assassinados, (as), dos islâmicos por motivos religiosos ou políticos?
Vi uma pequena notícia de 6 prisioneiros na China que tentaram fugir e foram condenados à morte. Recordo outra de alguns que tentaram fugir de Cuba e foram condenados à morte em menos de uma semana. Na imprensa italiana, (La Stampa), vi um título com as palavras de Castro a justificar que aquelas mortes tinham salvado milhares. Segundo Castro aquellas mortes serviram de esmplo para que milhares não tentassem fugir e fossem mortos. Até na informação de um dos maiores capitalistas da Europa se Castro mata quem quer fugir tem desculpas. Se é um assassino dezenas de inocentes que ele próprio confessou a maioria da informação só fala da sua confissão de inocência a respeito dos assassino de que é acusado. Até em Portugal se sensibilizam muito mais pela morte de um condenado nos USA assassino de dezenas de inocentes do que pela morte de milhões de vítimas do comunismo. Execução de Stanley Tookie Williams
Mais >>> Pena de morte, sensibilidades e opinião pública italiana. http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=68801&cidade=1

No comments:

USA e ONU são dois exemplos muito diferentes de globalização. Com o contínuo desenvolvimento de Internet e novas tecnologias torna-se cada vez mais urgente um governo, justiça, ética, moral, deontologia, civilidade e boas maneiras de comportamento online e em tudo o que tem mais consequências globais, não tem fronteiras. Mas será melhor o pragmatismo de USA ou burocracias da ONU?