Tuesday, May 23, 2006

USA na Indymedia, vistos de um “Advogado do Diabo”, Neo-Machiavelli, Pires Portugal
No início deste milénio, vivendo em Itália, pareceu-me que as opiniões mais populares e irracionais foram o anti-americanismo que se exprimiu com os pacifistas de Che Guevara, o grande relevo às torturas do Iraque, oposição a Bush e à sua política.
Tive conhecimento da publicação de 50 livros todos eles mais ou menos anti-americanos. Se foi publicado algum a favor dos USA eu não tive conhecimento. Isso tanto pode revelar a minha ignorância como o facto de a informação do meio que frequento ser muito anti-americana.
Mas este anti-americanismo encontra expressão máxima no fórum de Indymedia. Parece-me que durante anos fui dos poucos com algumas opiniões em defesa dos USA. Quando apareceu outro chamaram-lhe “novo Pires”.
Hoje penso que aquilo que escrevi em defesa dos USA e que me valeu muito ódio e impopularidade será um dia recordado como única voz profética da influência benéfica dos USA no mundo: com as suas guerras puseram fim a guerras muito piores, evitaram outras, eliminaram ditaduras, permitiram democracias onde antes sempre reinara o mais forte. A sua globalização não só se traduziu em benefício para o povo dos USA mas também para a maioria do mundo.
Imagino que um dia a História dos últimos tempos será rescrita à luz da psicologia, sociologia e filosofia.
Estudando num seminário católico absorvi a ideia de que Machiavelli, (1), era uma personagem de uma filosofia diabólica de que os fins justificam os meios. Ao ler o seu famoso livro clássico “O Príncipe” pensei que nem tudo continuava actual mas muitas das suas ideias mereciam ser actualizadas. Iniciando um blog em Italiano adoptei o nome literário de Neo-Machiavelli. Nos meus escritos em português continuei a usar o nome literário de Pires Portugal e “Advogado do Diabo” quando defendo ideias que parecem impopulares mas mais racionais e lógicas do que certo populismo muito típico de Indymedia.
Encontradas 249 notícias sobre Che guevara em 2006-05-23 das quais seleccionei:
USA, paz, história e opinião pública dos pacifistas de Che Guevara, de Hitler, dos ditadores e dos terroristas Em 40 anos de informação raramente ouvi falar de paz e pacifismo sem vir em primeiro lugar as acusações aos USA, bomba atómica e Vietname. Mais recentemente entram Kosovo, Afeganistão, Iraque.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-25 10:15:14)
Revolução cultural global ou fome, guerra e violência? Todas as revoluções económicas e políticas e tiveram a sua parte cultural e muitas vezes religiosa. A globalização é a característica principal do presente e futuro.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-27 11:42:11)
Iraque, Saddam, Hitler, Bush, USA, factos e interpretações de certa informação popular ou populista Quase só contra quase todos: Os USA fizeram mais bem do que mal ao mundo e a “resistência” apoiada por certo Ocidente causa mais danos que benefício para o Iraque e para o mundo.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-21 13:34:00)
Violência, anarquismo, ditadores, democracias e ideias para a paz num futuro global A violência quase sempre foi considerada boa e heroísmo quando feita dos “nossos”, pelos “nossos” valores. Os novos meios de comunicação e informação tornam o mundo mais global mesmo contra a vontade ...
(Pires+Portugal+ em 2006-03-17 09:18:27)
Milosevic, paz, pacifistas de Che Guevara, informação e vergonha Os americanos lideraram uma guerra que com 11.000 mortos pôs fim à guerra que já tinha causado centenas de milhares.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-16 02:07:48)
Revolução cultural global ou fome, guerra e violência? Todas as revoluções económicas e políticas e tiveram a sua parte cultural e muitas vezes religiosa. A globalização é a característica principal do presente
Cia, parlamentares europeus e inteligência ou estupidez em política? Carlos Coelho, presidente de uma comissão europeia com 13 parlamentares, interrogaram dois americanos da CIA para saber se houve ilegalidades no tratamento de terroristas ou presuntos tais.
(Pires+Portugal+ em 2006-05-12 12:16:09)
Terrorismo anarquista condenado em Itália Foram condenados 13 anarquistas por bombas e terrorismo.Uma minoria que quer impôr à maioria a sua política à lei da bomba e violência é o pior do velho anarquismo.
(Pires+Portugal+ em 2006-05-05 07:46:45)

Bush, Chavez e novo governo comunista italiano

Comentários a Kissinger e a cultura da morte:
Pires+Portugal+ em 14-05-2006 às 06:03:48
O comunismo causou centenas de milhões de mortes. Os USA foram os principais opositores e entre as principais personalidades dessa luta que impediu o alastrar da catástrofe pelo resto do mundo foi Kissinger que estúpidos ou ignorantes consideram “a cultura da morte”. Era melhor a paz soviética?
O novo presidente da República do novo governo pró-comunista italiano foi um dos que apoiou a invasão da Hungria pela URSS considerando um progresso para a paz soviética. Os miseráveis do comunismo invadem os países capitalistas e ainda há quem conte só os mortos das lutas para impedir o comunismo de fazer no Ocidente o que fez no Oriente.

Links recentes:
Kissinger em Lisboa
La izquierda a debate - Cátedra Che Guevara
EUA enviaram doentes mentais para a guerra
Carta do presidente do Irão ao presidente dos EUA
Pela primeira vez na história, o proletariado dos EUA, conduzido por seus setores mais explorados, impõe um multitudinal dia do trabalhador a Bush e à burguesia imperialista
Avançar no processo de expropriação e estatização sob o controle operário de todas as grandes empresas privadas nacionais e internacionais!
Chávez e Morales são estrelas em fórum paralelo em Viena
Notas:
(1) Convido a não traduzir nomes próprios, usar Machiavelli e não Maquiavel. Penso que uma linguagem global prioritária será um dos meios mais necessários e importantes para construirmos uma fraternidade universal futura. Para isso convido todos os povos a usarmos o mesmo termo, de preferência o que já é mais usado, e não traduzirmos palavras novas. >>> LÍNGUA GLOBAL ou LINGUAGEM UNIVERSAL http://xoomer.virgilio.it/jiimm/wl.htm .

No comments:

USA e ONU são dois exemplos muito diferentes de globalização. Com o contínuo desenvolvimento de Internet e novas tecnologias torna-se cada vez mais urgente um governo, justiça, ética, moral, deontologia, civilidade e boas maneiras de comportamento online e em tudo o que tem mais consequências globais, não tem fronteiras. Mas será melhor o pragmatismo de USA ou burocracias da ONU?