Tuesday, May 23, 2006

USA, EUA: “nosso” melhor e pior

Os USA, (convido a não usar EUA: (1)), são um dos povos com menos passado, com o melhor e pior de meio mundo, especialmente dos fugidos das guerras europeias. Foi dos primeiros e principais colonizados a obter independência e lutar pela independência de outros, pelas liberdades, pela democracia. Com a sua eficiência e vanguarda económica atraíram os melhores cérebros de meio mundo oferecendo-lhes melhores condições e meios de trabalho. Muitos prémios Nobel foram atribuídos a americanos ou que estudaram nos USA, mas originários de várias partes do mundo. Os USA tornaram-se um dos povos mais cosmopolitas, com maior tolerância religiosa, cultural, ideológica, política. Os USA tornaram-se na vanguarda do global e local, quer porque foram pioneiros na Internet e inovações tecnológicas, quer porque os diversos estados podem ter leis locais muito diferentes.
Alguns dizem que os USA são o povo mais odiado. ( http://portugal.indymedia.org/ler.php?numero=35425&cidade=1 ). Algumas justificações parecem-me ridículas, mostrando ignorância, estupidez ou preconceitos: acusam os USA de responsáveis por um milhão de mortos no Ruanda porque podiam ter intervenção militar evitando o genocídio, da mesma forma que os acusam por 10.000 mortos na guerra do Kosovo que pôs termo a outro genocídio e guerra que já tinha causado mais de 250.000 mortos. Não compreendo porque acusam os USA dos milhões de mortos de regimes comunistas no Camboja, Albânia, Angola, Moçambique, etc.
Nos USA encontra-se o melhor e pior de meio mundo. Quem vai à frente comete erros que servem de lição a quem segue na retaguarda. Os USA estão na vanguarda económica e de certa cultura global que muitos contestam. Mas penso que muita dessa contestação, e anti-americanismo instintivo primitivo contribui para a exclusão de muitos benefícios que meio mundo recebe dos USA. Certo anti-americanismo parece-me uma forma de racismo semelhante ao pior racismo que existe nos USA como em quase todo o mundo. Penso que isto contribui mais para aumentar as guerras em vez de as eliminar. Parece-me que os USA tinham reduzido o empenho militar antes do 11/9 e depois retomaram o aumento do financiamento militar. Penso que os pacifistas devem orientar as suas energias para suprimir as causas das guerras, em vez de se manifestarem sobretudo quando se desarmam os piores guerreiros.
Mais:
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/usa_onu_governo_mundial_internet.htm
Nota:
(1) Escrevo USA e não EUA porque penso que uma linguagem global prioritária será um dos meios mais necessários e importantes para construirmos uma fraternidade universal futura. Para isso convido todos os povos a usarmos o mesmo termo, de preferência o que já é mais usado, e não traduzirmos palavras novas.
Mais>>> LÍNGUA GLOBAL ou LINGUAGEM UNIVERSAL http://xoomer.virgilio.it/jiimm/wl.htm .

No comments:

USA e ONU são dois exemplos muito diferentes de globalização. Com o contínuo desenvolvimento de Internet e novas tecnologias torna-se cada vez mais urgente um governo, justiça, ética, moral, deontologia, civilidade e boas maneiras de comportamento online e em tudo o que tem mais consequências globais, não tem fronteiras. Mas será melhor o pragmatismo de USA ou burocracias da ONU?