Tuesday, July 18, 2006

O capitalismo no fórum Indymedia
Anarquia e estrema esquerda sempre odiaram o capitalismo e procuraram destruí-lo mais com violência do que com lógica. As conversas dos “ML” (marxistas-leninistas” do após 25 de Abril de 1974 repetiam sempre os mesmos slogans contra o capitalismo retomados de certos no-global actuais.
Com a queda do comunismo e falta de referimento ou apoio aliaram-se ao terrorismo islâmico contra as democracias de direita Ocidentais.
Quando vi as fotos dos jovens manifestantes de Roma e Paris em 1968 com as bandeiras de liberdade e de Estaline pensei se seria por estupidez ou ignorância?
Quando vi os jovens de uma universidade de Roma em 2005 a boicotar a coca-cola por ser uma bebida imperialista e a substituí-la por outra de apoio ao terrorismo pensei se seria por estupidez ou ignorância?
Itália não deve aos americanos ser mais semelhante aos USA do que a Albânia, Líbia, Afeganistão? Se não fossem os americanos Itália não seria o primeiro país da Europa Ocidental a levar o mesmo caminho da Oriental? Estaria melhor?
Imagino que se não fossem os americanos não tínhamos Internet, a Europa Ocidental se assemelhava muito mais à Oriental, ex-URSS, China e África. Ao ver tanto anti-americanismo penso se será por estupidez ou ignorância. Não sou racista, não considero os americanos uma raça superior, mas uma nova cultura nascida do nada, sem história e que soube atrair o melhor do mundo, porque esteve na vanguarda da liberdade, democracia, organização política mais eficiente e pragmática.
Com todos os seus defeitos e virtudes os USA lideraram a economia e política do século passado. Penso que sobretudo a Europa e mesmo o mundo tiveram muito mais vantagens do que desvantagens.
Até na beneficência aos pobres do mundo estão na vanguarda e até isso é criticado por servir de publicidade. Eu prefiro fazer publicidade a quem faz bem para si e para os outros do que a quem faz mal para si próprio para fazer mal aos outros. Quando Bill Gates ofereceu um prémio para capturarem o autor de vírus, a polícia alemã o prendeu e a justiça lhe deu liberdade no dia seguinte eu senti vergonha desta Europa e desta justiça. Quando o comissário Europeu aplicou à Microsoft uma multa de quase meio milhão de euros e a obrigou a não vender um programa integrado eu pensei que esta justiça manifesta a sua estupidez: obriga os consumidores a perderem milhões de horas para comprarem separado o que poderiam comprar de uma só vez, para prejudicar Microsoft e favorecer outros... Não seria melhor se a justiça europeia se ocupasse dos que causam danos astronómicos? Obrigar a Microsoft a não vender programas integrados não está a prejudicar os consumidores que devem comprar os programas à parte e perder tempo a instalá-los?
Penso que nem todo o progresso traz felicidade e bem-estar par todos. Alguns consumos aumentam a poluição e outros não. A investigação de Bill Gates é de todas as que conheço a que proporcionou mais benefícios e que em minha opinião pode trazer mais benefícios para todo o mundo: muitas coisas podem ser feitas através de Internet evitando deslocações, poluição, bichas nas repartições públicas, etc.
Bill Gates foi contestado pelos jovens de Nápoles quando veio dizer que as novas tecnologias lhes davam muitas oportunidades de contribuírem para um mundo melhor. Eu pensei se seria por estupidez ou ignorância?
Portugal é dos últimos em produtividade, as novas tecnologias inventadas pelos estudos da Microsoft podiam ajudar Portugal a melhorar a sua produtividade. Quando Bill Gates foi a Lisboa deste fórum partiu uma grande campanha contra ele e eu pensei se seria por estupidez ou ignorância?
>>> Lisboa não está à venda.
http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=84082&cidade=1

“...é um sistema global e como tal não pode ser subvertido no quadro nacional, ...”
Tem a certeza de que deve ser subvertido? Se os miseráveis do comunismo e ditaduras ou teocracias islâmicas não encontrassem trabalho nos odiados sistemas capitalistas não morreriam mais de fome?
“O domínio capitalista da multidão de explorados baseia-se não somente na força do aparelho coercivo do Estado mas, numa modelagem ideológica da multidão como em nenhum outro sistema político, utilizando meios poderosos, também sem precedentes históricos.”
Têm alguma comparação com os sistemas comunistas ou teocráticos islâmicos de controlo da informação? “Essa modelagem visa essencialmente que a multidão considere como natural e inevitável a sua própria exploração ...”
Algum sistema permite maior mobilidade, flexibilidade, liberdade e independência entre quem oferece e procura trabalho?
“A plena e exclusiva actuação da esquerda no plano institucional nada tem conseguido senão originar governos com actuação cada vez mais agressiva, contra a multidão. Essa actuação suscita, em regra, escolhas assustadoras como a que opôs Chirac a Le Pen, redundantes (Prodi ou Berlusconi)...”
Penso exactamente o contrário: massas violentas da estrada, estúpidas ou ignorantes sem verem mais do que o interesse egoísta, impuseram-se a políticas de elites mais inteligentes e com melhor visão do mundo global e do interesse universal. As elites inteligentes do governo de Berlusconi, seguindo o seu DNA de profeta do futuro, afrontaram os problemas de Itália num contexto de futuro global. Os violentos no-global destruíram Génova para destruir o seu governo, impediram o tratamento dos resíduos nucleares, fizeram 10.000 greves ao ano para destruírem a economia e depois darem as culpas dos desastres ao Governo de Berlusconoi. Com Prodi estão a fazer o mesmo: greves dos taxistas para manterem previlégios com danos sociais, e dos advogados para se manterem super-pagados guerreiros da injustiça ao serviço da grande criminalidade. Um bom advogado pode ganhar em Itália um milhão de euros por mês, naturalmente a defender os mais ricos e piores criminosos que são os que ganham mais facilmente e melhor podem pagar.
A velha anarquia nunca governou porque as pessoas se deram conta que era melhor um governo dos melhores eleitos democraticamente do que a guerra contínua com o governo dos mais violentos e agressivos. A inteligência das multidões é inferior à media dos seus componentes. As multidões mais violentas são quase sempre as menos inteligentes. A esquerda radical das ruas e manifestações nunca governou porque é melhor um governo de elites de centro direita ou centro esquerda do que um desperdiçar de energias em guerras e velha anarquia ou de multidões de rua. As energias humanas, criatividade e tempo, em vez de se orientarem para a eficiência como sucede nos sistemas de meritocracia, orienta-se para essas lutas:
“ • Fomentar a desobediência, a insubordinação, o desprezo pela lei do Estado cleptocrático, com a utilização das instituições para aqueles efeitos e o aproveitamento das escassas oportunidades que elas oferecem a favor da multidão; • Assentar a acção política em núcleos de acção e agitação particularmente fora das instituições da democracia de mercado, demonstrando os limites da actuação das mesmas (AR, assembleias municipais e de freguesia, tribunais…) e gerar confiança na actuação autónoma da multidão; • Recriar as organizações de massas, legais, como os sindicatos, retirando-lhes toda a carga de conservadorismo e gestão burocrática das leis, abrindo-os a sectores sociais importantes como os desempregados, os imigrantes, os trabalhadores precários. • Promover a unidade de acção anticapitalista com os trabalhadores de outros países, anulando a tara nacionalista que a direita gosta de promover e a esquerda institucional tanto esquece.”www,ESQUERDA_DESALINHADA.BLOGS.SAPO.PT
Portugal: democracia ou cleptocracia ?
A democracia de mercado e a actuação da esquerda
Certa extrema esquerda do Ocidente prefere defender o terrorismo da Palestina e acusar Israel de terrorista.
“Mobilizar a classe operária mundial na defesa do povo palestino e da soberania libanesa!”?
Israelitas são os maus e palestinos ou libaneses os bons?
No entanto, com lágrimas de crocodilo até a União Européia e a ONU criticam a reação israelense como desproporcional. Em 2006, Israel lançou 8.500 mísseis (grande parte fabricada nos EUA) contra Gaza, matando 90 palestinos, a maioria civis (diversas crianças), e ferindo 200, contra 900 foguetes de fabricação caseira disparados pelas organizações da resistência.
... A União Européia e a Rússia disseram estar “preocupados” pelo uso desproporcional da força. O presidente americano George Bush defendeu o direito de Israel de “se proteger”...
Pela liberdade de todos os presos palestinos reféns de Israel!
Pela destruição do Estado nazi-sionista de Israel!
Por uma palestina Soviética de Conselhos Operários Árabes, Palestinos e Hebreus!” http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=85269&cidade=1
Só agora encontrei pela primaira vez num blog italianao que nos últimos 3 anos morerram entre 1,5 e 3 milhões de pessoas na Creia do Norte por torturas da pior ditadura terrorista da actualidade e fome. Se isto é verdade porque aparece só nun blog de poucas dezenas de leitores? >>> Il sequestro de un terrorista, Cia, terrorismo e torture de prima e ultima pagina>>> Per saperne di più: http://neo-machiavelli.ilcannocchiale.it/?id_blogdoc=1092507Sadismo, barbaridades, terrorismo e mistérios da informação, jornalismo e opinião pública Sadismo na Bíblia, na história, numa notícia de jornal, na TV, num blog, um fórum, num livro ... e mistérios da opinião pública http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=84737&cidade=1

No comments:

USA e ONU são dois exemplos muito diferentes de globalização. Com o contínuo desenvolvimento de Internet e novas tecnologias torna-se cada vez mais urgente um governo, justiça, ética, moral, deontologia, civilidade e boas maneiras de comportamento online e em tudo o que tem mais consequências globais, não tem fronteiras. Mas será melhor o pragmatismo de USA ou burocracias da ONU?