Wednesday, December 20, 2006

PTVnf=ideias para programa de TV revolucionário da justiça: “Neo-Forum”,(“Neo-Juiz Decide” ou “Povo decide” ou “Máquina da Justiça” ou “Magic Box”).
Programa de TV em parte original, (com a “máquina da justiça”), e em parte inspirada em vários modelos televisivos dos mais populares.
Procuro conciliar estes elementos:
1 - Transformar em pequeno espectáculo televisivo, as questões mais controversas do momento, os casos mais espectaculares de “Forum”, (semelhante ao “Juiz decide”) mas transformado em mais espectacular e com outra forma de julgar, casos judiciais famosos, actuais ou históricos, originais ou de filmes resumidos, com forte carga emotiva, controversa, erótica ou cómica.
2 – Estes casos serão julgados por um computador com um programa que concilia opinião pública em directa interactiva, plateia em estúdio, senso comum de justiça, leis, psicologia, sociologia e filosofia da justiça.
3 – Com novas tecnologias, uma ideia original, alguns truques e muita criatividade transformar processos em espectáculo e educação para uma melhor justiça.

De um programa da TV italiano “Forum”, (semelhante ao “Juiz decide” da SIC), que vai em onda quase todos os dias há 20 anos, escolheria os casos mais espectaculares e apresentava-os de forma resumida, com uma voz off a completar a explicação e a tornar o caso mais cómico ou espectacular em pouco tempo.
Dois concorrentes tentam primeiro adivinhar a votação do público e do juiz.
Depois são convidados a fazer uma crítica ás duas decisões tendo em conta o tempo, (ano), e lugar. Por outras palavras dizer se o conceito de justiça daquele tempo e actual continua igual ou teve evolução. Se o programa for apresentado em Portugal com um caso da TV de Itália poderá criticar a diferença de conceito de justiça em Portugal e Itália.
Imagino que poderia fazer um programa revolucionário: mostraria como com outros meios e outros métodos um analfabeto poderia fazer melhor justiça em 3 minutos do que a velha estúpida justiça faz em 30 anos com seus sábios advogados, pequenos juizes fantoches de fantochadas a que chamam justiça, com leis de 1800 e métodos de 1700...
(Nota: Agradeço colaboração. Procuro um produtor de TV e autores com quem colaborar para formar uma equipe. Procuro especialistas em novas tecnologias, programação, estatísticas, sociólogos e marketing ).
Muitas das minhas ideias encontram-se publicadas em diversos sitos, fóruns e blogs mas quem quizer a evolução mais recentes ou tratamento jornalístico de determinado assunto pode pedir-me por e-mail: piresportugal@@@hotmail.com (@@@=@ para evitar spam http://jiimm.bravejournal.com/entry/18113 automático).
>>>=para saber mais:
Ideias para um mundo melhor , BLOG , DIÁRIO , Ideias e sugestões para um governo global da ONU ou USA-ONU AVI (blog) - Associação de vítimas de injustiças (em formação)
Jovens, juventude ... vossas ideias ... e recordação de quando era jovem
Fórum especialmente dedicado aos antigos alunos do seminário de Gouveia e a todos os que se interessam por ideais sociais e religiosos.
Fórum de voluntários e ideias para um mundo melhor
TEMPO E ÉTICA GLOBAL
Tempo, linguagem universal, abreviaturas internacionais e standard
JUSTIÇA OU ESCÂNDALO: CARTA ABERTA PARA POLÍTICOS E RESPONSÁVEIS PELA JUSTIÇA EM PORTUGAL
PPPP: PRINCÍPIO DE PIRES OU DAS PRIORIDADES EM PIRÂMIDE
Gates2008: Se eu fosse Bill Gates...
Bill Gates fan club: voluntários de acção social, beneficência, filantropia e solidariedade
Fffff=Filosofia de um falido no fff=fórum dos fanáticos falidos
Neo-fórum de vif: voluntáruios inventores do futuro

No comments:

USA e ONU são dois exemplos muito diferentes de globalização. Com o contínuo desenvolvimento de Internet e novas tecnologias torna-se cada vez mais urgente um governo, justiça, ética, moral, deontologia, civilidade e boas maneiras de comportamento online e em tudo o que tem mais consequências globais, não tem fronteiras. Mas será melhor o pragmatismo de USA ou burocracias da ONU?