Friday, November 24, 2006

Neo-capitalismo, Neo-comunismo, Neo-anarquia, Neo-ONU para um futuro global
É evidente que o capitalismo deu melhores resultados económicos do comunismo. Discutíveis os resultados morais, éticos e de justiça global. A anarquia tradicional antecedeu ditaduras. Discutível se preparou o seu terreno para as ditaduras serem aceites ou se evitou que fossem piores.
Recordo que em Portugal, pouco depois do aparecimento da SIC já tinha mais audiência a RTP. Enquanto a RTP continuava a ser paga pelos contribuintes de duas formas: taxa e prejuízos pagos pelo Estado, pelos contribuintes, a SIC pagava melhor aos empregados, (pelo menos a muitos dos melhores), dava lucro ao patrão e oferecia um serviço público alternativo. Discutível se o serviço publico da RTP era melhor da SIC. Um Tg de Berlusconi, feito com 1/3 dos meios da TV publica Rai, consegue ter mais audiência e melhor crítica da direita e esquerda. Discutível se é melhor serviço público. Uma viagem numa companhia privada chega a custar 1/3 de uma da companhia publica Alitalia que dá todos os dias somas astronómicas de prejuízos pagos pelos contribuintes. Num programa de esquerda de Rai3, (Balarò, 2006-11-21), tiveram a coragem de mostrar um estudo científico prospectivo do que economizaria os consumidores se alguns serviços nacionais de empresas públicas fossem feitos por empresas privadas: mais de 700 milhões de euros de economia. É evidente que as empresas públicas quase sempre funcionam pior das privadas, dão piores serviços e prejuízos pagos pelos contribuintes. Com muitas privatizações os serviços aos clientes passaram a ser melhores, os contribuintes passaram a pagar menos por não pagar as dívidas das companhias públicas e os lucros dos empresários passaram a ser investidos em novos bens e serviços. Não há dúvida que do ponto de vista económica muitas privatizações tiveram mais benefícios económicos do que estando em poder dos estados.
Discutível do ponto de vista moral e de justiça social. Mas mais discutível ainda será no futuro do ponto de vista ético global. O crescimento económico e de consumo do passado não pode continuar com o crescimento actual da população e com o nível de vida global ao nível da média de Europa, USA e Japão. Se hoje morrem 20.000 de fome por dia do futuro morrerão muitos mais. Só vários globos como a Terra poderão dar a todos o nível económico e de consumo de alguns.
As empresas privadas de água, energia, minerais, papel e bens naturais esgotáveis procuram o maior lucro, logo o maior consumo dos mais ricos, dos que podem pagar. E os outros?
O Neo-capitalismo deve aprender do comunismo a gerir os bens esgotáveis e serviços globais com um governo global de uma Neo-ONU. O Neo-comunismo e as empresas publicas devem excluir das classes dirigentes os incompetentes corruptos que são os principais responsáveis da ineficiência do comunismo e das empresas públicas. Uma Neo-anarquia de elites dos mais inteligentes, honestos, éticos e justos deve criar formas de Neo-justiça: tribunais democráticos populares locais de eleitos das comunidades locais, (aldeias, bairros, distritos de policia, p.e. cada junta de freguesia e cada posto de polícia ter os seus juizes para questões locais), tribunais nacionais para questões nacionais e tribunais internacionais para questões internacionais.
P.S. Este texto foi escrito com auto-censura: não escrevi tudo o que pensava mas só o que pode ser mais tolerado no fff para não ser censurado. Mas mesmo assim foi cancelado. Penso que este fórum está a criar uma cultura do ódio dos fanáticos falidos contra os mais inteligentes e competentes. Penso que este tipo de informação cria ódio de classes quando é necessária uma cultura de colaborção.
Mais:
Fffff=Filosofia de um falido no fff=fórum dos fanáticos falidos
Bush, Iraque, Vietname, Saddam, USA, CIA, legalidade e relatividade da inteligência ou estupidez na justiça, política, censura e opinião pública anti-americana de Indymedia.Vietname, Iraque, inteligência, ética, pacifismos parciais de certa Itália e IndymediaJornalismo à italiana: Fallujah, o “massacre oculto”, “verdade” de Rai e de IndymediaSaddam, pena de morte, civilidade americana, mafiosa, de Indymedia e de um Neo-Machiavelli
>>>Mais no fff antes da censura:
Anarquismo, capitalismo, comunismo ou uma democracia global da ONU? Certo anarquismo tradicional caracteriza-se pela globalização da luta dos desempregados, precários, pobres e emigrantes contra o capitalismo. (Pires+Portugal+ em 2006-03-23 06:34:36)
Violência, elites e miséria num futuro global O emprego é um problema do sistema capitalista. Nos sistemas comunistas não existia. Mesmo os mais incompetentes tinham a certeza de trabalho nos sistemas comunistas. (Pires+Portugal+ em 2006-03-21 13:36:07)
Violência, anarquismo, ditaduras e democracias Na Bielorússia vence as eleições o candidato pró-Russia que ameaça torcer o pescoço a quem causa desordens. Na França os desordeiros da rua ameaçam os eleitos democraticamente. (Pires+Portugal+ em 2006-03-20 03:44:04)
Violência e anarquismo no passado e futuro Violência e França revolucionária ou reaccionária? A violência foi quase sempre considerada revolucionária. Numa democracia pode ser considerada revolucionária? (Pires+Portugal+ em 2006-03-30 14:11:41)
USA, paz, história e opinião pública dos pacifistas de Che Guevara, de Hitler, dos ditadores e dos terroristas Em 40 anos de informação raramente ouvi falar de paz e pacifismo sem vir em primeiro lugar as acusações aos USA, bomba atómica e Vietname. Mais recentemente entram Kosovo, Afeganistão, Iraque. (Pires+Portugal+ em 2006-03-25 10:15:14)
Revolução cultural global ou fome, guerra e violência? Todas as revoluções económicas e políticas e tiveram a sua parte cultural e muitas vezes religiosa. A globalização é a característica principal do presente e futuro. (Pires+Portugal+ em 2006-03-27 11:42:11)
Libertários, sonhadores e fantasistas das boas intenções Certos libertários parecem-me idealistas completamente fora da realidade: “Para os libertários a sua verdadeira constituição está nas assembleias populares, onde tudo é decidido e aprovado por todos ... (Pires+Portugal+ em 2006-04-11 02:02:00)
Bill Gates e capitalismo no seu melhor, anarquismo no seu pior As multinacionais são desejadas pelo Presidente do Senegal como fonte de desenvolvimento para o seu país e para toda a África. Para certos anarquistas as multinacionais são responsáveis dos piores males. (Pires+Portugal+ em 2006-04-18 06:27:26)
Fome, ricos, pobres, capitalismo, comunismo, anarquia, guerra e violência Na prática os USA livraram uma parte da Alemanha do nazismo e comunismo, implantaram fábricas com ganhos para todos: americanos, alemães e emigrantes. (Pires+Portugal+ em 2006-05-03 06:41:02)
Europa, direitos humanos e justiça mais ou menos severa? (Sondagem de opinião) Mais direitos para uns corresponde quase sempre a menos direitos para outros. (Pires+Portugal+ em 2006-05-07 13:29:03)
Dia da Língua Portuguesa comemorado na UNESCO A ONU e UNESCO não fariam melhor em promover uma segunda língua universal? Que dirão outras línguas mais faladas se não tiverem as mesmas atenções da ONU? (Pires+Portugal+ em 2006-05-09 09:07:43)
Criminalidade e prisões no Indymedia de Brasil Depois de vários dias com a criminalidade e prisões em primeiro plano informação de Itália fui ao Indymedia do Brasil e não encontrei nada. (Pires+Portugal+ em 2006-05-20 06:53:12)
Emprego, emigração, criminalidade, muros pontes, políticos, cómicos, artistas, idealistas, no-global ... Falta emprego e falta quem faça muita coisa ... Construem-se muros mas faltam pontes ... Mafias recebem as economias de pobres africanos prometendo-lhes entrada na Europa através de Espanha ou Itália ... Espanha construi muros ... (Pires+Portugal+ em 2006-05-24 03:20:15)
Marxismo no seu melhor e pior O melhor da teoria marxista: as infra-estruturas determinam as super-estruturas. O dinheiro e como se ganha o indispensável pela sobrevivência e pelas necessidades mais urgentes determina a política, cultura, ideologias, religião ... (Pires+Portugal+ em 2006-03-30 14:13:49)
Cuba, Castro progressista, crise do imperialismo e a oportunidade da América Latina “Hoje vemos um crescimento de governos progressistas na América Latina.” (Pires+Portugal+ em 2006-03-31 11:54:19)
Violência e anarquismo no passado e futuro Violência e França revolucionária ou reaccionária? A violência foi quase sempre considerada revolucionária. Numa democracia pode ser considerada revolucionária? (Pires+Portugal+ em 2006-03-30 14:11:41)
USA, paz, história e opinião pública dos pacifistas de Che Guevara, de Hitler, dos ditadores e dos terroristas Em 40 anos de informação raramente ouvi falar de paz e pacifismo sem vir em primeiro lugar as acusações aos USA, bomba atómica e Vietname. Mais recentemente entram Kosovo, Afeganistão, Iraque.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-25 10:15:14)
Anarquismo, capitalismo, comunismo ou uma democracia global da ONU? Certo anarquismo tradicional caracteriza-se pela globalização da luta dos desempregados, precários, pobres e emigrantes contra o capitalismo. (Pires+Portugal+ em 2006-03-23 06:34:36)
Violência, elites e miséria num futuro global O emprego é um problema do sistema capitalista. Nos sistemas comunistas não existia. Mesmo os mais incompetentes tinham a certeza de trabalho nos sistemas comunistas.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-21 13:36:07)
Violência, anarquismo, ditaduras e democracias Na Bielorússia vence as eleições o candidato pró-Russia que ameaça torcer o pescoço a quem causa desordens. Na França os desordeiros da rua ameaçam os eleitos democraticamente. (Pires+Portugal+ em 2006-03-20 03:44:04)
Fome, ONU, criatividade, ética e justiça para um futuro global Sempre morreram de fome. Mas com a globalização aumentou o conhecimento, alterou-se a sensibilidade ética e de justiça. (Pires+Portugal+ em 2006-03-20 03:40:31)
Paz e danos das boas intenções dos pacifistas parciais O problema de certos pacifistas é serem parciais e terminarem por dar o poder aos piores ditadores, guerreiros e menos pacifistas. (Pires+Portugal+ em 2006-03-19 08:38:49)
Violência dos jovens, justiça Europeia e de Estaline No tempo de Estaline os anti-sociais eram condenados a trabalhos forçados. Hoje os mais honestos contribuintes são forçados a trabalharem para pagar os danos de alguns. (Pires+Portugal+ em 2006-03-19 08:06:34)
Iraque, Saddam, Hitler, Bush, USA, factos e interpretações de certa informação popular ou populista Quase só contra quase todos: Os USA fizeram mais bem do que mal ao mundo e a “resistência” apoiada por certo Ocidente causa mais danos que benefício para o Iraque e para o mundo. (Pires+Portugal+ em 2006-03-21 13:34:00)
Bill Gates, new-global e no-global Bill Gates investe num futuro new-global. Os no-global mais reaccionários, estúpidos e ignorantes combatem os benefícios da globalização. (Pires+Portugal+ em 2006-02-03 13:26:24)
Bill Gates, bem vindo a Portugal Carta aberta de um fan do seu trabalho. (Pires+Portugal+ em 2006-01-25 12:25:49)
Globalização, emigração e invenção do futuro O futuro é global e todos somos convidados a inventar um mundo melhor.
(Pires+Portugal+ em 2006-02-16 12:36:09)
Fome, miséria e contrastes da informação Num país a maioria católico como Itália, certa informação parece mais pró-islâmica. Medo, cobardia, populismo anti-americano, masoquismo ou hipocrisia? (Pires+Portugal+ em 2006-03-01 08:02:30)
ONU, Guterres, aviária, gato morto, mortos de fome, refugiados e futuro global Um gato morto na Alemanha foi um dos assuntos principais das primeiras páginas, tgs, opinionistas de TV, etc.... da informação italiana de 2006-03-01. (Pires+Portugal+ em 2006-03-01 07:27:19)
Matar Berlusconi na fantasia dos italianos O diário “Libero” de 2005-06-11 publicou em primeira página como principal título: “Uccidere Berlusconi”. Num ano foram publicados 4 livros literários sobre a morte de Berlusconi, um deles publicado por uma sua editora. (Pires+Portugal+ em 2005-10-13 09:55:53)

No comments:

USA e ONU são dois exemplos muito diferentes de globalização. Com o contínuo desenvolvimento de Internet e novas tecnologias torna-se cada vez mais urgente um governo, justiça, ética, moral, deontologia, civilidade e boas maneiras de comportamento online e em tudo o que tem mais consequências globais, não tem fronteiras. Mas será melhor o pragmatismo de USA ou burocracias da ONU?