Monday, January 15, 2007

Che Guevara e anti-americanismo da cultura italiana: papas, políticos, justiça e violência.
Num programa sobre o Papa Paulo VI, (RAI3, 2004-07-22), senti uma referência a Che Guevara por inspirar uma parte do clero do seu tempo a recorrer à violência para lutar por justiça. Parece que houve padres armados em guerrilheiros imitando Che Guevara. Parece que Paulo VI se interessou muito pelos pobres mas nunca legitimou a violência na luta por justiça.
Minha mulher acusou-me de ter arruinado as relações com um amigo por ter falado mal de Che Guevara sabendo que ele era seu admirador entusiasta. Várias vezes notei que muitas pessoas se aproximam ao sentir o nome de Che Guevara mas se afastam ou tomam atitudes hostis se sentem falar mal.
“La Stampa” publicou a foto de Che Guevara ao lado da de Folini, um político de direita, como se houvesse semelhanças entre eles.
Na publicidade a um novo partido criado por Vittorio Sgarbi, ex-secretário da cultura do governo de Berlusconi, apareciam 5 fotos, começando pelo então Papa João Paulo II no máximo da sua popularidade e terminando em Che Guevara.
Isto faz-me lembrar a condenação à morte do autor do livro: “Versos Satânicos”. Certas personagens ou deuses ou mitos tornam-se intocáveis, são idealizados como santos ou heróis dos quais não se pode dizer mal.
O que me parece mais estranho e não consigo compreender são os diversos paradoxos:
1. Itália deve a sua prosperidade a uma política contrária à de Che Guevara e parece-me que das dezenas de países em que vivi não encontrei nenhum com tanta popularidade.
2. Itália é dos países com mais luta contra a pena de morte e Che Guevara foi um justiceiro com menos escrúpulos em aplicá-la pessoalmente.
3. Consideram-no um mito da liberdade apesar de os regimes políticos com os quais mais se identificou foram aqueles com menos liberdades.
4. Políticos da direita e milionários italo-americanos acusados de negócios e relações mafiosas discutíveis fazem-se fotografar para a imprensa com camisolas de Che Guevara.
5. Entre anarquistas que proclamam a liberdade individual tem enorme popularidade um indivíduo que impunha a sua “liberdade” matando quem discordava politicamente.

Mais:
CHE GUEVARA E A ESTUPIDEZ OU IGNORÂNCIA DE CERTA ITÁLIA
CHE GUEVARA: UM FALIDO MITO DOS FALIDOS?
Che-Pacifistas-Pró-Terroristas
Paz: dos pacifistas de Che Guevara à Neo-ONU, da luta à colaboração de classes
JORNALISMO, POLÍTICA E CULTURA ITALIANA ACTUAL
NOVA SIBÉRIA E NOVAS LIÇÕES DA "GRANDE REVOLUÇÃO RUSSA"
PENA DE MORTE NOS EUA VISTA DE ITÁLIA E OUTROS MORTOS ...
PENA DE MORTE, JUSTIÇA, POLÍTICA, CULTURA E ESTUPIDEZ A ALTO NÍVEL
G8-Indymedia-indyarabe-paz-Médio Oriente: violência dos falidos, inteligência das elites, USA e Neo-ONU para a paz mundialO capitalismo no fórum Indymedia
Iraque, Saddam, Bush, e pacifistas de Indymedia
Indymedia na defesa de crimes, delinquentes, ditadores, terroristas ... e curiosidades de certa informação
USA na vanguarda do bem e do mal
CAMD:CARTA ABERTA A UM MINISTRO DE GRANDE SENSIBILIDADE E CORTESIA, UM DEPUTADO DEMASIADO HUMANO, PARTE DE UM POVO MUITO GENEROSO...
DP990828: INTERNET, JORNALISMO, IDEIAS COMO MUNUMENTOS CULTURAIS.
DP990830=SANTA TERRORISTA
Em Italiano:
FIDEL CASTRO, CHE GUEVARA, COMUNISMO, USA E CUBA VISTI DALL'ITALIA:

No comments:

USA e ONU são dois exemplos muito diferentes de globalização. Com o contínuo desenvolvimento de Internet e novas tecnologias torna-se cada vez mais urgente um governo, justiça, ética, moral, deontologia, civilidade e boas maneiras de comportamento online e em tudo o que tem mais consequências globais, não tem fronteiras. Mas será melhor o pragmatismo de USA ou burocracias da ONU?