Monday, November 27, 2006

Complot 11/9, jornalismo, história, psicologia, sociologia e filosofia dos milagres e crenças dos falidos.
(Em estudo para livro: Fffff=Filosofia de um falido no fff=fórum dos fanáticos falidos ).
Um milionário americano gastou 7 milhões de dólares para convencer a opinião pública de “outra verdade” sobre os atentados terroristas do 11 de Setembro de 2001: complot de Cia, Bush e Osama Bin Laden porque os aviões militares não se levantaram, as torres caíram por explosões controladas, dois aviões não teriam existido e teriam sido mísseis militares a produzir aqueles efeitos... etc. De uma contra-investigação com 30 jornalistas e centenas de espertos nenhuma das teorias do complot resultou verdadeira. (“Corriere della Sera”, 2006-09-29, p.19). A verdade é que se levantaram aviões militares mas não sabiam onde ir porque os terroristas tinham desactivado o “transponder” que permite captar o radar, eram 4.500 aviões no ar naquele momento, etc. Mas as opiniões de alguns dos que receberam os 7 milhões de dólares tornaram-se mais credíveis do que as dezenas de jornalistas independentes e centenas de espertos. Das opiniões que vi no fff, (1), fui o único a não acreditar naquela versão. Os falidos anti-americanos preferem acreditar na barbaridade dos vencedores do que dos seus “companheiros” de luta contra os vencedores.
A luta de classes de Marx deu lugar à luta dos pobres falidos contra os ricos vencedores, dos terroristas islâmicos contra USA. Os falidos das eleições, os opositores ao poder no governo unem-se a quem esteja contra: comunistas de ontem terroristas islâmicos de hoje.
A gente acredita no que quer acreditar: os falidos acreditam que só os vencedores podem ser maus, bárbaros, cometer aquelas monstruosidades. Neste fórum acreditam que o ataque japonês a Port Harbour também foi um complot dos americanos para justificarem a entrada na Segunda Guerra Mundial. E muitos acreditam que Saddam recebeu dos USA autorização para invadir o Kuwait para justificarem a guerra.
Rai3, (TV pública que Berlusconi considera 85% comunista ou de oposição ao seu Governo quando estava no poder), apresentou no seu melhor programa de investigação jornalística: “Report”, no melhor horário, a versão do complot com muito orgulho de ser a primeira TV pública a apresentar aquele documentário dos 7 milhões de dólares.
Com uma campanha de solidariedade da Rai para a investigação contra o cancro só num dia, (2006-11-26), fez vários milhões de euros. Se aquele milionário fizesse como Bill Gates e desse aqueles 7 milhões dólares para salvar milhões de crianças não seria uma atitude mais inteligente e ética social? Imagino que aqueles 7 milhões de dólares gastos desencadearam outros gastos de investigação e ocuparam tempo e meios de informação que poderiam ter sido orientados para salvar milhões de mortos de fome. Com aquele dinheiro podiam fazer-se milhares de poços de água e meios de aproveitamento de águas para muitos que morrem à sede, para culturas, para salvar muitos da fome.
Se hoje, com as tecnologias da informação, telemóveis, fotografias e filmagens é possível fazer crer que dois aviões não existiram e não caíram com dezenas de pessoas mortas, podemos imaginar como teriam sido os milagres do tempo de Cristo que só foram escritos muitos anos depois.
Imagino que naquele tempo as pessoas se tornavam mais credíveis se lhes atribuíssem milagres. Para dar importância à mensagem de Cristo é possível que tenham inventado os milagres. Imagino que foram atribuídos milagres a Cristo porque a sua mensagem era importante e “divina”. Imagino que muitas vezes se tomam as causas pelas consequências: acredita-se que Cristo fez milagres porque a sua mensagem era e é divina, importante, de acordo com o coração, com o inconsciente, com o que se quer acreditar.
Os falidos acreditam que um avião não se precipitou contra o Pentágono porque não querem acreditar...
>>>
Bush, Iraque, Vietname, Saddam, USA, CIA, legalidade e relatividade da inteligência ou estupidez na justiça, política, censura e opinião pública anti-americana de Indymedia.
Vietname, Iraque, inteligência, ética, pacifismos parciais de certa Itália e IndymediaJornalismo à italiana: Fallujah, o “massacre oculto”, “verdade” de Rai e de Indymedia
Saddam, pena de morte, civilidade americana, mafiosa, de Indymedia e de um Neo-Machiavelli).
(1) Opiniões no fff=fórum dos fanáticos falidos:
Especialista na TV holandesa:"Isto é uma demolição controlada" Especialista de demolições controladas, face a images da derrocada do wtc7 diz que é uma demolição controlana na tv holandesa.
(Dan em 2006-09-13 12:06:19)
.............. A NÃO PERDER: 11 de Setembro - A Conspiração Interna ... (Documentário no CANAL 2: - Quinta-feira às 24h) ........... 11 de Setembro - A Conspiração Interna ... (Documentário no CANAL 2: - Quinta-feira às 24h)
(ecolife em 2006-09-13 03:33:32)
9/11 Eyewitness, opiniões procuram-se Por favor, alguém com conhecimentos científicos de física e vulcanologia vejam este documentário sobre o 11 de Setembro (vulcanologia pq ele diz que o pó que se dispersa depois da "derrocada" tem as mesmas cara
(dan em 2006-09-12 13:57:59)
.: september 11 - 2001 :. ..... do you think you know what really happen? - september 11 changed the world, these documentaries will change september 11 .: SEPTEMBER 11 - 2001 :. DO YOU THINK YOU KNOW WHAT REALLY HAPPEN? SEPTEMBER 11 CHANGED THE WORLD, THESE DOCUMENTARIES WILL CHANGE SEPTEMBER 11
(ecolife em 2006-09-11 19:11:22)
Foi o 11/Set um trabalho interno? http://www.resistir.info/11set/trabalho_interno.html
(Kim Bredesen em 2006-09-05 12:41:45)
o golpe do 11 de Setembro de 2001 Além do trabalho de investigação do 11/Set é preciso, também, um trabalho de divulgação dos resultados já descobertos. Isso só pode ser realizado através dos media alternativos.
(*** em 2006-09-03 17:42:34)
O "Segundo 11 de Setembro" do Pentágono Os atentados inventados em Londres pelos srs. Blair & Bush podem fazer parte deste plano desvendado por Chossudovsky
(Michel Chossudovsky em 2006-08-11 14:25:56)
..... PARTICIPE NESTA SEXTA-FEIRA - Veja um surpreendente documentário americano de 2005 que prova que os atentados de 11 de Setembro 2001 foram planeados pela Administração Bush ..... .:: CICLO DE CINEMA - Documentários e Debates ::.
(www.infonature.org em 2006-06-28 19:52:18)

Friday, November 24, 2006

Neo-capitalismo, Neo-comunismo, Neo-anarquia, Neo-ONU para um futuro global
É evidente que o capitalismo deu melhores resultados económicos do comunismo. Discutíveis os resultados morais, éticos e de justiça global. A anarquia tradicional antecedeu ditaduras. Discutível se preparou o seu terreno para as ditaduras serem aceites ou se evitou que fossem piores.
Recordo que em Portugal, pouco depois do aparecimento da SIC já tinha mais audiência a RTP. Enquanto a RTP continuava a ser paga pelos contribuintes de duas formas: taxa e prejuízos pagos pelo Estado, pelos contribuintes, a SIC pagava melhor aos empregados, (pelo menos a muitos dos melhores), dava lucro ao patrão e oferecia um serviço público alternativo. Discutível se o serviço publico da RTP era melhor da SIC. Um Tg de Berlusconi, feito com 1/3 dos meios da TV publica Rai, consegue ter mais audiência e melhor crítica da direita e esquerda. Discutível se é melhor serviço público. Uma viagem numa companhia privada chega a custar 1/3 de uma da companhia publica Alitalia que dá todos os dias somas astronómicas de prejuízos pagos pelos contribuintes. Num programa de esquerda de Rai3, (Balarò, 2006-11-21), tiveram a coragem de mostrar um estudo científico prospectivo do que economizaria os consumidores se alguns serviços nacionais de empresas públicas fossem feitos por empresas privadas: mais de 700 milhões de euros de economia. É evidente que as empresas públicas quase sempre funcionam pior das privadas, dão piores serviços e prejuízos pagos pelos contribuintes. Com muitas privatizações os serviços aos clientes passaram a ser melhores, os contribuintes passaram a pagar menos por não pagar as dívidas das companhias públicas e os lucros dos empresários passaram a ser investidos em novos bens e serviços. Não há dúvida que do ponto de vista económica muitas privatizações tiveram mais benefícios económicos do que estando em poder dos estados.
Discutível do ponto de vista moral e de justiça social. Mas mais discutível ainda será no futuro do ponto de vista ético global. O crescimento económico e de consumo do passado não pode continuar com o crescimento actual da população e com o nível de vida global ao nível da média de Europa, USA e Japão. Se hoje morrem 20.000 de fome por dia do futuro morrerão muitos mais. Só vários globos como a Terra poderão dar a todos o nível económico e de consumo de alguns.
As empresas privadas de água, energia, minerais, papel e bens naturais esgotáveis procuram o maior lucro, logo o maior consumo dos mais ricos, dos que podem pagar. E os outros?
O Neo-capitalismo deve aprender do comunismo a gerir os bens esgotáveis e serviços globais com um governo global de uma Neo-ONU. O Neo-comunismo e as empresas publicas devem excluir das classes dirigentes os incompetentes corruptos que são os principais responsáveis da ineficiência do comunismo e das empresas públicas. Uma Neo-anarquia de elites dos mais inteligentes, honestos, éticos e justos deve criar formas de Neo-justiça: tribunais democráticos populares locais de eleitos das comunidades locais, (aldeias, bairros, distritos de policia, p.e. cada junta de freguesia e cada posto de polícia ter os seus juizes para questões locais), tribunais nacionais para questões nacionais e tribunais internacionais para questões internacionais.
P.S. Este texto foi escrito com auto-censura: não escrevi tudo o que pensava mas só o que pode ser mais tolerado no fff para não ser censurado. Mas mesmo assim foi cancelado. Penso que este fórum está a criar uma cultura do ódio dos fanáticos falidos contra os mais inteligentes e competentes. Penso que este tipo de informação cria ódio de classes quando é necessária uma cultura de colaborção.
Mais:
Fffff=Filosofia de um falido no fff=fórum dos fanáticos falidos
Bush, Iraque, Vietname, Saddam, USA, CIA, legalidade e relatividade da inteligência ou estupidez na justiça, política, censura e opinião pública anti-americana de Indymedia.Vietname, Iraque, inteligência, ética, pacifismos parciais de certa Itália e IndymediaJornalismo à italiana: Fallujah, o “massacre oculto”, “verdade” de Rai e de IndymediaSaddam, pena de morte, civilidade americana, mafiosa, de Indymedia e de um Neo-Machiavelli
>>>Mais no fff antes da censura:
Anarquismo, capitalismo, comunismo ou uma democracia global da ONU? Certo anarquismo tradicional caracteriza-se pela globalização da luta dos desempregados, precários, pobres e emigrantes contra o capitalismo. (Pires+Portugal+ em 2006-03-23 06:34:36)
Violência, elites e miséria num futuro global O emprego é um problema do sistema capitalista. Nos sistemas comunistas não existia. Mesmo os mais incompetentes tinham a certeza de trabalho nos sistemas comunistas. (Pires+Portugal+ em 2006-03-21 13:36:07)
Violência, anarquismo, ditaduras e democracias Na Bielorússia vence as eleições o candidato pró-Russia que ameaça torcer o pescoço a quem causa desordens. Na França os desordeiros da rua ameaçam os eleitos democraticamente. (Pires+Portugal+ em 2006-03-20 03:44:04)
Violência e anarquismo no passado e futuro Violência e França revolucionária ou reaccionária? A violência foi quase sempre considerada revolucionária. Numa democracia pode ser considerada revolucionária? (Pires+Portugal+ em 2006-03-30 14:11:41)
USA, paz, história e opinião pública dos pacifistas de Che Guevara, de Hitler, dos ditadores e dos terroristas Em 40 anos de informação raramente ouvi falar de paz e pacifismo sem vir em primeiro lugar as acusações aos USA, bomba atómica e Vietname. Mais recentemente entram Kosovo, Afeganistão, Iraque. (Pires+Portugal+ em 2006-03-25 10:15:14)
Revolução cultural global ou fome, guerra e violência? Todas as revoluções económicas e políticas e tiveram a sua parte cultural e muitas vezes religiosa. A globalização é a característica principal do presente e futuro. (Pires+Portugal+ em 2006-03-27 11:42:11)
Libertários, sonhadores e fantasistas das boas intenções Certos libertários parecem-me idealistas completamente fora da realidade: “Para os libertários a sua verdadeira constituição está nas assembleias populares, onde tudo é decidido e aprovado por todos ... (Pires+Portugal+ em 2006-04-11 02:02:00)
Bill Gates e capitalismo no seu melhor, anarquismo no seu pior As multinacionais são desejadas pelo Presidente do Senegal como fonte de desenvolvimento para o seu país e para toda a África. Para certos anarquistas as multinacionais são responsáveis dos piores males. (Pires+Portugal+ em 2006-04-18 06:27:26)
Fome, ricos, pobres, capitalismo, comunismo, anarquia, guerra e violência Na prática os USA livraram uma parte da Alemanha do nazismo e comunismo, implantaram fábricas com ganhos para todos: americanos, alemães e emigrantes. (Pires+Portugal+ em 2006-05-03 06:41:02)
Europa, direitos humanos e justiça mais ou menos severa? (Sondagem de opinião) Mais direitos para uns corresponde quase sempre a menos direitos para outros. (Pires+Portugal+ em 2006-05-07 13:29:03)
Dia da Língua Portuguesa comemorado na UNESCO A ONU e UNESCO não fariam melhor em promover uma segunda língua universal? Que dirão outras línguas mais faladas se não tiverem as mesmas atenções da ONU? (Pires+Portugal+ em 2006-05-09 09:07:43)
Criminalidade e prisões no Indymedia de Brasil Depois de vários dias com a criminalidade e prisões em primeiro plano informação de Itália fui ao Indymedia do Brasil e não encontrei nada. (Pires+Portugal+ em 2006-05-20 06:53:12)
Emprego, emigração, criminalidade, muros pontes, políticos, cómicos, artistas, idealistas, no-global ... Falta emprego e falta quem faça muita coisa ... Construem-se muros mas faltam pontes ... Mafias recebem as economias de pobres africanos prometendo-lhes entrada na Europa através de Espanha ou Itália ... Espanha construi muros ... (Pires+Portugal+ em 2006-05-24 03:20:15)
Marxismo no seu melhor e pior O melhor da teoria marxista: as infra-estruturas determinam as super-estruturas. O dinheiro e como se ganha o indispensável pela sobrevivência e pelas necessidades mais urgentes determina a política, cultura, ideologias, religião ... (Pires+Portugal+ em 2006-03-30 14:13:49)
Cuba, Castro progressista, crise do imperialismo e a oportunidade da América Latina “Hoje vemos um crescimento de governos progressistas na América Latina.” (Pires+Portugal+ em 2006-03-31 11:54:19)
Violência e anarquismo no passado e futuro Violência e França revolucionária ou reaccionária? A violência foi quase sempre considerada revolucionária. Numa democracia pode ser considerada revolucionária? (Pires+Portugal+ em 2006-03-30 14:11:41)
USA, paz, história e opinião pública dos pacifistas de Che Guevara, de Hitler, dos ditadores e dos terroristas Em 40 anos de informação raramente ouvi falar de paz e pacifismo sem vir em primeiro lugar as acusações aos USA, bomba atómica e Vietname. Mais recentemente entram Kosovo, Afeganistão, Iraque.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-25 10:15:14)
Anarquismo, capitalismo, comunismo ou uma democracia global da ONU? Certo anarquismo tradicional caracteriza-se pela globalização da luta dos desempregados, precários, pobres e emigrantes contra o capitalismo. (Pires+Portugal+ em 2006-03-23 06:34:36)
Violência, elites e miséria num futuro global O emprego é um problema do sistema capitalista. Nos sistemas comunistas não existia. Mesmo os mais incompetentes tinham a certeza de trabalho nos sistemas comunistas.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-21 13:36:07)
Violência, anarquismo, ditaduras e democracias Na Bielorússia vence as eleições o candidato pró-Russia que ameaça torcer o pescoço a quem causa desordens. Na França os desordeiros da rua ameaçam os eleitos democraticamente. (Pires+Portugal+ em 2006-03-20 03:44:04)
Fome, ONU, criatividade, ética e justiça para um futuro global Sempre morreram de fome. Mas com a globalização aumentou o conhecimento, alterou-se a sensibilidade ética e de justiça. (Pires+Portugal+ em 2006-03-20 03:40:31)
Paz e danos das boas intenções dos pacifistas parciais O problema de certos pacifistas é serem parciais e terminarem por dar o poder aos piores ditadores, guerreiros e menos pacifistas. (Pires+Portugal+ em 2006-03-19 08:38:49)
Violência dos jovens, justiça Europeia e de Estaline No tempo de Estaline os anti-sociais eram condenados a trabalhos forçados. Hoje os mais honestos contribuintes são forçados a trabalharem para pagar os danos de alguns. (Pires+Portugal+ em 2006-03-19 08:06:34)
Iraque, Saddam, Hitler, Bush, USA, factos e interpretações de certa informação popular ou populista Quase só contra quase todos: Os USA fizeram mais bem do que mal ao mundo e a “resistência” apoiada por certo Ocidente causa mais danos que benefício para o Iraque e para o mundo. (Pires+Portugal+ em 2006-03-21 13:34:00)
Bill Gates, new-global e no-global Bill Gates investe num futuro new-global. Os no-global mais reaccionários, estúpidos e ignorantes combatem os benefícios da globalização. (Pires+Portugal+ em 2006-02-03 13:26:24)
Bill Gates, bem vindo a Portugal Carta aberta de um fan do seu trabalho. (Pires+Portugal+ em 2006-01-25 12:25:49)
Globalização, emigração e invenção do futuro O futuro é global e todos somos convidados a inventar um mundo melhor.
(Pires+Portugal+ em 2006-02-16 12:36:09)
Fome, miséria e contrastes da informação Num país a maioria católico como Itália, certa informação parece mais pró-islâmica. Medo, cobardia, populismo anti-americano, masoquismo ou hipocrisia? (Pires+Portugal+ em 2006-03-01 08:02:30)
ONU, Guterres, aviária, gato morto, mortos de fome, refugiados e futuro global Um gato morto na Alemanha foi um dos assuntos principais das primeiras páginas, tgs, opinionistas de TV, etc.... da informação italiana de 2006-03-01. (Pires+Portugal+ em 2006-03-01 07:27:19)
Matar Berlusconi na fantasia dos italianos O diário “Libero” de 2005-06-11 publicou em primeira página como principal título: “Uccidere Berlusconi”. Num ano foram publicados 4 livros literários sobre a morte de Berlusconi, um deles publicado por uma sua editora. (Pires+Portugal+ em 2005-10-13 09:55:53)
Fffff=Filosofia de um falido no fff=fórum dos fanáticos falidos
(Continuação de: Bush, Iraque, Vietname, Saddam, USA, CIA, legalidade e relatividade da inteligência ou estupidez na justiça, política, censura e opinião pública anti-americana de Indymedia.
Vietname, Iraque, inteligência, ética, pacifismos parciais de certa Itália e Indymedia
Jornalismo à italiana: Fallujah, o “massacre oculto”, “verdade” de Rai e de Indymedia
Saddam, pena de morte, civilidade americana, mafiosa, de Indymedia e de um Neo-Machiavelli).
O melhor fórum de Internet do ponto de vista tecnológico e de estrutura parece-me dos piores pela censura do que não faz parte da ideologia dominante: fanáticos falidos unidos contra os vencedores.
A grande maioria das informações parece a união dos fanáticos falidos contra os melhores nos diversos campos:
Pollítico:USA, Bush, G8, NATO, Israel, (sobretudo porque apoiado dos USA e em 6 dias venceu 3 nações inimigas que punham em risco a sua sobrevivência),...
Económico: Bill Gates, Berlusconi, FMI, ...
Artístico: Beatles, (que segundo a maioria faria péssima música). Arte é para a maioria o que está da parte dos falidos contra os vencedores: Moore que se tornou famosos mostrando matematicamente a estupidez de Bush, ou os piores vícios aplicando a Bush os critérios dos falidos, dos empregados de mais baixo nível.
Os principais heróis deste fórum são um estúpido marginal delinquente que morreu no G8 de Génova quando atirava com um extintor ao polícia que defendia os melhores representantes das melhores democracias, Che Guevara, Saddam, Milosevic, Osama Bin Laden, Moore, ...
Os inimigos e mais criticados são os melhores em qualquer campo, os vencedores: Bill Gates, Bush, Berlusconi, Blair, ...
Neste fórum encontrei muitos dos temas e das questões que mais me interessam mas quase sempre são vistos da parte dos falidos que odeiam os vencedores. E eu penso que este tipo de informação parciais cria ódios de classes que estão na base das guerras, lutas irracionais e danos globais enormes.
O melhor de Marx parece-me a sua teoria da cultura: as infra-estruturas determinam as super-estruturas. Em termos mais simples quase podemos dizer que o dinheiro determina a cultura. Mas na prática entram outros factores psicológicos, sociais e éticos. No caso deste fórum parece-me que a condicionante principal é o grupo de pertença dos falidos.
Os fracos, falidos e perdedores merecem defesa. Mas se a política, cultura, justiça e economia fosse feita pelos falidos do género dos deste fórum corria-se o risco da degeneração humana com os falidos mais agressivos a substituir os mais inteligentes e conciliadores.
A minha teoria da falência da velha anarquia tradicional e da luta de classes está essencialmente nisto: os menos inteligentes, falidos, perdedores são mais frustrados consequentemente mais agressivos. As anarquias criaram o poder dos menos inteligentes e mais agressivos. Daqui resultaram períodos de lutas em que as energias individuais eram canalizadas mais para a luta de classes que para a criação, invenção, desenvolvimento económico. Nestas anarquias o poder político andava aos menos competentes mas mais agressivos. Nestas condições surgiram ditadores que mostraram como é melhor a ditadura e ordem do que a luta da anarquia. Imagino que as ditaduras foram aceites inicialmente por a gente estar cansada de lutas anarquistas improdutivas e com piores consequências das ditaduras. Algumas ditaduras foram uma passagem da velha anarquia às modernas democracias. Se tivessem passado primeiro talvez ficassem na História como um período de passagem de um mal menor a caminho das democracias. As democracias actuais são o melhor sistema político mas mesmo este pode ser melhorado e aprender do passado. Em minha opinião deve evoluir da democracia populista à democracia elitista ou meritocrática, precisamente o contrario da filosofia dos falidos e da anarquia tradicional.
A minha atracção por este fórum talvez se deva ao facto de estar numa fase de falido: falido economicamente depois que um “Grande Advogado” me roubou economias de anos de trabalho, falido profissionalmente porque gostava de fazer jornalismo, escrever livros, argumentos para TV e filmes deixando o trabalho de artista com que ganho para segundo plano. Os temas deste fórum são os temas de falidos. Mas eu talvez seja um falido temporário que só em parte se identificou com este fórum. Eu sou um ser muito superior à media em criatividade, ética e talvez em inteligência social. A fome dos falidos do mundo é para mi a prioridade da actualidade. Mas ao contrário dos fanáticos falidos de pouca inteligência e muita violência não penso que os problemas se resolvem destruindo Génova como fizeram os mais estúpidos e violentos no-global no G8 de Génova ou matando Bill Gates e Berlusconi para distribuir a sua fortuna aos pobres. Na Albânia, Camboja, URSS, China e tantos outros locais fizeram isso e o resultado está à vista. Eu e as pessoas que tiveram a sorte de nascer com mais capacidades temos o dever ético-moral de colocar as nossas capacidades ao serviço dos que nasceram com menos. Para mi hoje é mais importante usar a minha criatividade para um mundo melhor do que para divertir alguns com alguns espectáculos. Prefiro viver de precário ao nível da sobrevivência económica e indispensável ao melhor uso das minhas faculdades mas com a consciência de estar a fazer o que me parece mais importante para um mundo melhor.
Quem escreve melhor do que eu tem a sua profissão num jornal e não perde tempo a escrever gratuitamente num fórum. Mas nem sempre o económico é prioritário. Milhares de horas, artigos, (postes) e comentários neste fórum contribuíram para que neste fórum existisse alguém que mostrasse outro ponto de vista, não só o dos fanáticos falidos contra os melhores.
Alguns dos meus posts contra-corrente neste fórum:
Globalização, emigração e invenção do futuro O futuro é global e todos somos convidados a inventar um mundo melhor.
(Pires+Portugal+ em 2006-02-16 12:36:09)
Fome, miséria e contrastes da informação Num país a maioria católico como Itália, certa informação parece mais pró-islâmica. Medo, cobardia, populismo anti-americano, masoquismo ou hipocrisia? (Pires+Portugal+ em 2006-03-01 08:02:30)
Fome, ricos, pobres, capitalismo, comunismo, anarquia, guerra e violência Na prática os USA livraram uma parte da Alemanha do nazismo e comunismo, implantaram fábricas com ganhos para todos: americanos, alemães e emigrantes. (Pires+Portugal+ em 2006-05-03 06:41:02)
Revolução cultural global ou fome, guerra e violência? Todas as revoluções económicas e políticas e tiveram a sua parte cultural e muitas vezes religiosa. A globalização é a característica principal do presente e futuro. (Pires+Portugal+ em 2006-03-27 11:42:11)
Libertários, sonhadores e fantasistas das boas intenções Certos libertários parecem-me idealistas completamente fora da realidade: “Para os libertários a sua verdadeira constituição está nas assembleias populares, onde tudo é decidido e aprovado por todos e por cada um,
(Pires+Portugal+ em 2006-04-11 02:02:00)
Bill Gates e capitalismo no seu melhor, anarquismo no seu pior As multinacionais são desejadas pelo Presidente do Senegal como fonte de desenvolvimento para o seu país e para toda a África. Para certos anarquistas as multinacionais são responsáveis dos piores males.
(Pires+Portugal+ em 2006-04-18 06:27:26)
Matar Berlusconi na fantasia dos italianos O diário “Libero” de 2005-06-11 publicou em primeira página como principal título: “Uccidere Berlusconi”. Num ano foram publicados 4 livros literários sobre a morte de Berlusconi, um deles publicado por uma sua editora.
(Pires+Portugal+ em 2005-10-13 09:55:53)
Bill Gates, new-global e no-global Bill Gates investe num futuro new-global. Os no-global mais reaccionários, estúpidos e ignorantes combatem os benefícios da globalização. (Pires+Portugal+ em 2006-02-03 13:26:24)
Bill Gates, bem vindo a Portugal Carta aberta de um fan do seu trabalho. (Pires+Portugal+ em 2006-01-25 12:25:49)
Europa, direitos humanos e justiça mais ou menos severa? (Sondagem de opinião) Mais direitos para uns corresponde quase sempre a menos direitos para outros. (Pires+Portugal+ em 2006-05-07 13:29:03)
Marxismo no seu melhor e pior O melhor da teoria marxista: as infra-estruturas determinam as super-estruturas. O dinheiro e como se ganha o indispensável pela sobrevivência e pelas necessidades mais urgentes determina a política, cultura, ideologias, religiã
(Pires+Portugal+ em 2006-03-30 14:13:49)
Cuba, Castro progressista, crise do imperialismo e a oportunidade da América Latina “Hoje vemos um crescimento de governos progressistas na América Latina.”
(Pires+Portugal+ em 2006-03-31 11:54:19)
Fome, ONU, criatividade, ética e justiça para um futuro global Sempre morreram de fome. Mas com a globalização aumentou o conhecimento, alterou-se a sensibilidade ética e de justiça. (Pires+Portugal+ em 2006-03-20 03:40:31)
Paz e danos das boas intenções dos pacifistas parciais O problema de certos pacifistas é serem parciais e terminarem por dar o poder aos piores ditadores, guerreiros e menos pacifistas. (Pires+Portugal+ em 2006-03-19 08:38:49)
Violência dos jovens, justiça Europeia e de Estaline No tempo de Estaline os anti-sociais eram condenados a trabalhos forçados. Hoje os mais honestos contribuintes são forçados a trabalharem para pagar os danos de alguns.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-19 08:06:34)
Iraque, Saddam, Hitler, Bush, USA, factos e interpretações de certa informação popular ou populista Quase só contra quase todos: Os USA fizeram mais bem do que mal ao mundo e a “resistência” apoiada por certo Ocidente causa mais danos que benefício para o Iraque e para o mundo.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-21 13:34:00)
ONU, Guterres, aviária, gato morto, mortos de fome, refugiados e futuro global Um gato morto na Alemanha foi um dos assuntos principais das primeiras páginas, tgs, opinionistas de TV, etc.... da informação italiana de 2006-03-01.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-01 07:27:19)
Bush, Iraque, Vietname, Saddam, USA, CIA, legalidade e relatividade da inteligência ou estupidez na justiça, política, censura e opinião pública anti-americana de Indymedia.
(Continuação de :
Vietname, Iraque, inteligência, ética, pacifismos parciais de certa Itália e Indymedia
Jornalismo à italiana: Fallujah, o “massacre oculto”, “verdade” de Rai e de Indymedia
Saddam, pena de morte, civilidade americana, mafiosa, de Indymedia e de um Neo-Machiavelli).
Bush comparou Iraque ao Vietname para dizer: aprendemos a lição do erro que fizemos em fugir do Vietname e agora não cometeremos o mesmo erro: não deixaremos o Iraque entregue ao terrorismo islâmico como deixámos o Vietname ao comunismo.
Bush não combateu no Vietnam mas defendeu os ideais pelos quais combateram os americanos: defesa da liberdade contra as ditaduras comunstas no Vietnam e contra o terrorismo islâmico no Iraque. Kerry combateu no Vietname, (como “estúpido” na sua própria linguagem) e agora apresenta-se com os temas populistras da esquerda.
Estados Unidos e CIA foram muito acusados de ilegalidades com os terroristas. Mas os terroristas não fazem muito pior e escandalizam menos? Não são mais justos, éticos, eficientes e inteligentes de certa justiça e certa política que persegue mais as ilegalidades da CIA do que dos terroristas?
A inteligência na política não está em defender os interesses nacionais e internacionais para melhoria global? A tão apregoada “ilegalidades dos voos da CIA” não foi uma forma inteligente de ultrapassar leis inadequadas aos tempos actuais? Os que atacam os USA não estão a dar apoio aos piores e a contribuir para a luta ao terrorismo ser mais difícil e sangrenta?
O julgamento "legal" ou “ilegal” de Saddam Hussein não foi feito com melhores garantias de justiça do que a maioria da justiça da sua ditadura? (O julgamento "legal" de Saddam Hussein ). A perseguição internacional da opinião pública contra USA pelos voos ou torturas não contribui para torturas piores de inocentes?
Em minha opinião, Saddam, foi dos piores tiranos dos últimos tempos, dos que menos respeitou as legalidades internacionais, e que teve a melhor defesa: milhares dos melhores advogados do mundo, inclusive o famoso advogado Taormina de Italia, (que por pouco não foi ministro da justiça), o ex-ministro da Justiça dos USA e muitos outros. Por outro lado tem a melhor defesa perante certos meios de informação:
“Esse julgamento é criatura da ocupação militar dos Estados Unidos, e esse tribunal iraquiano é apenas mais uma ferramenta dos invasores”, alertava Al-Dulaimi, semanas antes do veredicto.
Recordo Saddam a defender-se de ser uma pessoa justa que condenou o próprio filho a uma semana de prisão por ter matado um iraquiano só porque o disturbou com a música alta do rádio. Recordo jovens dados aos tigres dos filhos de Saddam só porque concorrentes em amores...
É evidente que por pior que seja esta justiça sempre será melhor da de Saddam. Porque razão é tão defendido em certos meios de informação?
“O julgamento "legal" de Saddam Hussein
Bush rotulou o Iraque, Irã e Coréia do Norte de “Eixo do Mal”.
Os críticos consideram os três países como o “Eixo da Falha”, em função da seqüência interminável de erros e derrotas de Bush e seu Partido Republicano. (???????).
“Desde a justificativa usada primeiramente para a destruição do Iraque, passando pelos encobertamentos frágeis de crimes de guerra horrorosos, e chegando à ridícula condenação precipitada de Saddam Hussein, cada estratégia estadunidense colocou o país invasor em túmulos mais profundos, em que hoje não existem mais esperanças de saírem.????????
“Apesar da derrota,”????????
Ou derrota dos pacifistas parciais?
“...2008, em que todos parecem concordar que “é tempo de mudança”, como disse o senador estadunidense Barack Obama.”???????
“Todos”? Ou todos de certa informação?
Enquanto a ocupação derrotada do Iraque continua, em que discutíveis “dados oficiais” mostram que 2.839 soldados estadunidenses foram mortos, a possibilidade de diálogo com o Irã e Coréia do Norte cresceu com o controle do Congresso passando para os democratas. Pode ser uma possível nova era da política externa estadunidense.
O julgamento "legal" de Saddam Hussein
Advogado+do+Diabo em 20-11-2006

Resistência Iraquiana: "o primeiro fruto da vitória"
Advogado+do+Diabo em 20-11-2006


“A Vitória da Estupidez
O Irão continua orgulhosamente com o seu programa nuclear e garante ao Mundo que a sua capacidade na matéria aumentou 10 vezes; a Coreia do Norte fez e fará testes nucleares à medida da sua conveniência e à revelia da pressão internacional; o governo dos Estados Unidos reconheceu a prática de detenções e violências sobre prisioneiros ilegais e optou por legalizar a tortura e os julgamentos por tribunais militares sem direito a advogado de defesa; o Iraque foi comparado por Bush ao Vietname e lá continuam a morrer dezenas (às vezes centenas) de pessoas por dia; o governo inglês começa a pensar na rápida retirada do atoleiro em que meteu os seus soldados; na administração americana começa a achar-se que a intervenção no Iraque foi arrogante e estúpida; numa Comissão Parlamentar, o ministro da defesa português(enfiando a cabeça na areia) afirmou que os deputados do BE e do PCP que têm levantado questões sobre a ilegalidades dos voos da CIA que terão passado e permanecido em Portugal transportando ilegalmente prisioneiros "contribuem para a cortina de fumo ideológica com que pretendem atacar os Estados Unidos e a CIA". ...
Independentemente de tudo, tenho confiança na capacidade e na coragem de todos nós para que juntos tornemos este mundo um mundo mais JUSTO, mais LIVRE, e mais FRATERNO.http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=111533&cidade=1

“A tropa é para os estúpidos (piada anti-militarista)”
Comentários meus censurados e cancelados de Indymedia:


A prisão como oportunidade de negócio
Não era melhor certa justiça de Estaline que condenava os criminosos a indemnizar as vítimas e a sociedade? Um sistema político e judicial que condena os mais honestos contribuintes a "trabalhos forçados" para manterem parasitas que custam mais do que num hotel, (€200 por dia), com sua TV a pagamento, é civilidade ou injustiça?
Resistência Iraquiana: "o primeiro fruto da vitória"
Resistência Iraquiana da "anarquia", (na sua expressão popular pior e mais comum de ausência de ordem, estado, leis, direito individual ao máximo da sua potência), e terrorismo islâmico aliado a teocracia contra democracia?
"o primeiro fruto da vitória" da "anarquia", e terrorismo islâmico contra democracia?
"Informações justas" como a justiça de Saddam? Retorno ao tempo de Saddam ou do profeta de 1400 atrás, com as suas 14 mulheres e a pregar aos mais estúpidos e ignorantes, aqueles que não conseguiam uma porque os profetas e ricos tinham muitas, que morrendo a combater os "cães infiéis" iam para um paraíso de mulheres lindíssimas?
"Sobre os atuais conflitos no Oriente Médio" era melhor o projecto de Saddam: destruição de Israel, 70% de todo o petróleo do Médio Oriente para pagar 25.000US$ às famílias dos kamikaze que morrem explodindo entre "cães infiéis", para a corrupção da ONU, para a bomba atómica, para militarizar as crianças desde os 4 anos ... para fazer com Europa o que Hitler tentou fazer ... para os seus palácios...?
"sobre a guerra iraquiana, a história guardará certamente o seguinte”:
1- Bush tirou o poder de 20 anos a um dos piores ditadores que arruinou a riqueza do Iraque.
2- A hegemonia americana começou por ser a principal força a opor-se às colonizações, ao nazismo, fascismo e comunismo, (Vietname, Coreia...), e tornou-se prestigiada por ser a principal oposição ao terrorismo islâmico. Se o Iraque se afundar na guerra civil é culpa principal dos pacifistas parciais de Che Guevara e de Osama Bin Laden. Se "vão sair vencedores os fanáticos religiosos", a principal culpa é de quem os apoiou.
Se "o grande vencedor de tudo isto (note-se a ironia) será nem mais nem menos do que o Irão" a pior culpa é de quem preferiu apoiar quem proclama a desaparição do mapa de Israel do que Israel que livrou a Europa do perigo da bomba atómica de Saddam.
"é importante que a zona do Iraque que contem as maiores reservas de petróleo fique sob o controlo" de uma Neo-ONU.

Manifs contra a reunião G20 na Austrália
Advogado+do+Diabo em 20-11-2006
Agnelli, patrão da Fiat, dos maiores capitalistas do século passado disse: nós não sabemos quanto alguns são pobres, mas os pobres não sabem quanto nós trabalhamos".
http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=74799&cidade=1#b111718
Mais:
guerras, pacifismo e informação Saramago: “O mínimo que se pode dizer é que se trata de um capricho belicista... uma guerra pelo petróleo ... Já Goebbels dizia isso: uma mentira repetida mil vezes ou um milhão de vezes acaba por converter-se
(PIRES PORTUGAL em 2003-04-09 00:00:00)
"pacifistas", tiranos e guerrilheiros Li num e-mail que recebi algumas ideias que me pareciam originais minhas. E quem sabe se não serão? Quem sabe se não fui eu o primeiro a lançá-las e voltaram a mi depois de terem dado a volta ao mundo? Talvez escrever aq
(PIRES PORTUGAL em 2003-04-05 00:00:00)
pacifismo, guerra e informção “ZÉ PENSADOR” reflecte sobre as informações que recebe num dia de guerra e das maiores manifestações pacifistas de todos os tempos.
(ZÉ PENSADOR em 2003-03-23 00:00:00)
pacifismo, comunismo, terrorismo Parece-me que nunca houve tanta manifestação de pacifistas. O mundo evoluiu para melhor e caminhamos para uma consciência universal pacífica? Ou simpatias comunistas, terroristas e anti-americanas?
(PIRES PORTUGAL em 2003-03-21 00:00:00)
pacifismo, informação, massas e elites Talvez muitas guerras comecem com a desinformação e a criação de ódios de pontos de vista diferentes que conduzem à violência para defender os seus ideais que podem não ser os melhores.
(PIRES PORTUGAL em 2003-03-19 00:00:00)
Anti-USA, terrorismo, pacifismo, comu... Antes de Berlusconi chegar ao poder, encontrei em Itália um anti-americanismo que nunca cheguei a compreender: os EUA livraram Itália do Nazismo-Fascismo, do comunismo soviético, da miséria económica
(PIRES PORTUGAL em 2002-05-26 00:00:00)
Terrorismo e opiniões EUA, NAZISMO, FASCISMO, TERRORISMO...
(PIRES PORTUGAL em 2002-03-25 00:00:00)
che guevara: um falido mito dos falidos? Morreu jovem com 17 homens a combater um exército de 1800. A sua maior vitória é muito duvidosa: colaborou com Fidel Castro na instalação do comunismo em Cuba. Mas Cuba não estaria hoje melhor se fosse mais uma pr
("Advogado do Diabo" em 2002-12-20 00:00:00)
guerra à guerra e a pacifismos parciais Escrevi muito contra a guerra, fui um pacifista radical, sem objecções… Depois começaram as dúvidas sobretudo ao saber que o comunismo soviético matou de 70 a 100 milhões de pessoas sem a mínima objec&ccedi
(ADVOGADO DO DIABO em 2002-12-31 00:00:00)
Política do futuro Capitalismo. comunismo, anarquismo e humanismo. Quando estudei as teorias de Marx quis ver o resultado prático nos países que mais se aproximavam das suas ideias e notei grandes contradições:
(PIRES PORTUGAL em 2002-03-18 00:00:00)
Anarquismo e futuro Globalização, leis, hierarquias e massas populares. A globalização é um fenómeno actual e de aumento contínuo. Só na Europa há milhões de leis e a producção actual au
(PIRES PORTUGAL em 2002-03-15 00:00:00)
gueras, capitalismo, comunismo, global.. Nasci na ditadura de Salazar, cresci com os slogans: “ANGOLA É NOSSA”, com a “revolução dos cravos” de 25 de Abril 1974, vi Lisboa pintada com os slogans “NEM MAIS UM SOLDADO PARA ANGOLA” ... MORRERAM 2 MILHÕES DE ANGOLANOS E . (PIRES PORTUGAL, (PP) em 2003-03-15 00:00:00)
paz americana, terror nazista, comunista Ao ler tantas informações anti-EUA proponho um ponto de vista diferente:
(PP em 2003-03-14 00:00:00)
paz,guerra, terrorismo e anarquismo PAZ,GUERRA, TERRORISMO E ANARQUISMO NA HISTÓRIA,NA ACTUALIDADE E NO FUTUROTodos os anarquistas actuais são pela paz. Como todos os políticos da direita ou da esquerda. Mesmo os que dizem: “Se queres a paz prepara-te para a guerra
(PIRES PORTUGAL em 2003-02-23 00:00:00)
paz e ficção (ENSAIO LITERÁRIO EM PREPARAÇÃO)Diversas personagens fictícias enfrentam o problema da eventual guerra ao Iraque e cada um faz a sua proposta. Convido os leitores deste fórum a criticarem ou apoiarem estas personagen
(ADVOGADO DO DIABO em 2003-02-17 00:00:00)

Monday, November 20, 2006

Vietname, Iraque, inteligência, ética, pacifismos parciais de certa Itália e Indymedia
Bush disse que o Vietname foi uma lição e agora os americanos não fugirão do Iraque. A Milão decorreu uma manifestação dita pela paz, mas mais parecia de pacifistas parciais em solidariedade com a Palestina e contra Israel. A Roma foram mais claros e parciais sem mistificção: “Pela entifada conra Israel até à vitória final... 10,100,1000 Nassiryia ... Assassinos de mulheres e crianças, ...”
Estas atitudes dos comunistas e centros sociais foram condenadas por elites políticas e de informação de quase todos os partidos e comentadores televisivos.
Palestina manda mísseis contra Israel directamente contra a população civil. Israel não só procura acertar exclusivamente nos objectivos militares mas antes de bombardear uma casa de um terrorista avisou para os civis sairem. Em vez disso encheu-se de gente por dentro e à volta como escudos humanos. Israel não bombardeou a casa para não matar os civis. Ao contrário dos terroristas da Palestina que explodem precisamente onde podem matar mais civis.
No Indymedia de Italia alguns reconhecem a civilidade superior dos israelianos e perguntam quando os terroristas da Palestina evitaram civis. No de Portugal só encontrei opiniões a favor da Palestina, deixaram mentiras contra Israel e cancelaram as minhas verdades em defesa de Israel. Passei a assinar alguns comentários com outro nome: “Advogado do Diabo” e passei a fazer auto-censura: evito publicar a minha opinião e limito-me a fazer perguntas.
>>>Mais :
Bush, Bin Laden, Saddam, Afeganistão, Vietname, reacionários e revolucionários?
eua, guerras e pacifismos
Vietname, Iraque, inteligência, ética e pacifismos parciais
Irão, Israel, USA, ONU, nuclear e bomba atómica Civilidade de Israel, Palestina e do terrorismo islâmico
Paz: dos pacifistas de Che Guevara à Neo-ONU, da luta à colaboração de classes O presidente italiano, como “bom comunista”, apoiou os tanques russo que invadiram Budapest. Agora foi convidado para a comemoração dos 50 anos da revolta pela liberdade e invasão das tropas russas. (Pires+Portugal+ em 2006-07-14 10:52:23) .
Bush, USA: revolucionários ou reaccionários? Futuro global ou no-global? Certa informação apresenta os USA de Bush como reaccionários. Os no-global, e pacifistas de Che Guevara seriam os revolucionários. (Pires+Portugal+ em 2006-06-29 12:01:46) .
Bill Gates e nova anarquia americana Chamo “nova” à minha ideia de futura anarquia que se opõe em muito à velha anarquia tradicional. (Pires+Portugal+ em 2006-06-17 02:20:28) .
che guevara, saddam, milosevic, al zarqawi, ... Che Guevara, Saddam, Milosevic, Al Zarqawi, ... heróis ou falidos? No-global, ditadores e terroristas revolucionários ou reaccionários? (Pires+Portugal+ em 2006-06-14 08:30:25) .
Revolucionários da passado, presente e futuro Para a maioria da opinião pública italiana o maior revolucionário do século passado foi Che Guevara, para outros Mao, Lenin, Estaline, Ghandy, Mandela, Luter King, ... (Pires+Portugal+ em 2006-06-12 09:02:42) .
Mogadiscio, anarquia americana, ordem dos fundamentalistas islâmicos? “...aliança secular, apoiada por Washington, ... sangrentos conflitos e 15 anos de anarquia ...” e finalmente a paz fundammentalista? (Pires+Portugal+ em 2006-06-08 09:33:06) .
onu, unesco, informação e democracia global Do “Boletim do Observatório da Sociedade da Informação - 02/06/2006” seleccionei algumas informações que podem servir de inspiração para a invenção de um governo mundial da ONU ... (Pires+Portugal+ em 2006-06-07 02:21:34).
USA, Iraque, TV, voluntariado, guerra, paz e política Numa América com centenas de canais e milhares de programas todas as semanas, uma hora de TV num canal a pagamento produziu uma revolução: menos 70% de voluntários para a guerra do Iraque. (Pires+Portugal+ em 2006-05-29 13:31:54) .
Bush, Bin Laden, Saddam, Afeganistão, Vietname, reacionários e revolucionários? Prodi disse que a invasão do Iraque foi um erro que aumentou o terrorismo. Rai3 deu hoje voz a um americano a dizer que se envergonhava do seu país no Vietname, e da politica de Bush no Afeganistão e Iraque. (Pires+Portugal+ em 2006-05-22 00:00:23).
Mao, Bush, Milosevic, Saddam, pena de morte, revoluções e a notícia da falta de notícia Uma notícia do Tg5 de Itália falava da falta de notícia ou indiferença na China pelo aniversário da famosa “revolução cultural de Mao”. Pela primeira vez senti falar de milhões de intelectuais, ...
(Pires+Portugal+ em 2006-05-17 20:44:52) .
Bush, Chavez e novo governo comunista italiano Hugo Chavez foi recebido com muita simpatia dos seus amigos do novo governo comunista italiano, apresentou-se como benfeitor com o seu petróleo e acusou Bush de genocídio no Iraque. (Pires+Portugal+ em 2006-05-13 03:58:45) .
Cia, parlamentares europeus e inteligência ou estupidez em política? Carlos Coelho, presidente de uma comissão europeia com 13 parlamentares, interrogaram dois americanos da CIA para saber se houve ilegalidades no tratamento de terroristas ou presuntos tais. (Pires+Portugal+ em 2006-05-12 12:16:09).
Putin, Napoletano, Milosevic, Cia, Abu Omar, direitos humanos e a paz soviética Putim propõe armar-se mais e melhor com nuclear moderno sofisticado. Napoletano, o comunista que em 1956 apoiou a invasão soviética da Hungria e defendeu a paz soviética, foi eleito presidente de Itália. (Pires+Portugal+ em 2006-05-11 03:28:43).
Terroristas pacifistas Estranhos pacifistas terroristas que só se manifestam de forma violenta onde há meios mais inteligentes de lutarem pelos seus ideiais e de fazerem valer as suas ideias se forem justas. (Pires+Portugal+ em 2006-05-07 03:45:06).
Human Rights Watch e os danos das boas intenções Jennifer Daskal, advogado diretor do Human Rights Watch dos ESTADOS UNIDOS, apareceu na Rai3, 2006-05-05, por muito tempo a atacar os USA pelas torturas e violações dos direitos humanos dos terroristas em viagens e prisões fora dos US (Pires+Portugal+ em 2006-05-05 09:21:17) .
Terrorismo anarquista condenado em Itália Foram condenados 13 anarquistas por bombas e terrorismo.Uma minoria que quer impôr à maioria a sua política à lei da bomba e violência é o pior do velho anarquismo. (Pires+Portugal+ em 2006-05-05 07:46:45).
Irão, Israel, USA, ONU, nuclear e bomba atómica O presidente do Irão disse que Israel deve desaparecer do mapa e que o Irão já tem tecnologia para construir a bomba atómica.
(Pires+Portugal+ em 2006-04-21 04:08:07)

Wednesday, November 08, 2006

Jornalismo à italiana: Fallujah, o “massacre oculto”, “verdade” de Rai e de Indymedia
Vi na Rai um professor que ensinava aos seus alunos a prioridade do jornalismo: descobrir e divulgar a “verdade”.
Recordei os 4 biliões de sitos de Internet, com uma média de 100 verdades cada um para um total de 400.000.000.000 de “verdades”. Uma TV pública, paga com o dinheiro dos contribuintes, devia dar prioridade ao serviço público, a procurar entre as 400 biliões de verdades aquelas que poderiam ter mais interesse para o bem de Itália e do mundo. Com menor custo oferecer informação e espectáculo com interesse para o povo italiano e para os contribuintes.
Um dos principais trabalhos jornalísticos de Rai no governo de Berlusconi foi o chamado “massacre oculto” de Fallujah no Iraque. Precisamente a colocar em crise o governo democraticamente eleito. A Rai não economizou meios para mostrar como sendo uma grande barbaridade da parte do governo de Bush e do seu amigo e aliado Berlusconi. Aquilo que não passou de um ataque de guerra ao principal centro do terrorismo, com aviso aos civis para abandonar os covis dos terroristas que seriam bombardeados, foi mostrado pela Rai como um acto “ilegal”, bárbaro e vergonhoso da parte de Bush e Berlusconi. Mas quando em guerra se respeitou a legalidade? Os terroristas não cometeram piores ilegalidades e barbaridades? Certos meios ilegais não se tornam morais e heróicos quando evitam piores ilegalidades?
Vi centenas de vezes as imagens das torturas americanas no Iraque. Se eu vi centenas de vezes e não vejo sempre Rai imagino que em 3 anos devem ter mostrado milhares de vezes as torturas americanas. Recordo dias de ter visto várias vezes, talvez tenham mostrado dezenas de vezes só num dia. Imagino que as torturas de Saddam e dos próprios iraquianos uns contra os outros foram milhares de vezes piores mas dessas verdades não falou. Saddam não fez pior sem um minuto de notícia? Só num dia e só uma vez escutei em toda a informação italiana que tinham sido encontrados 83 cadáveres de civis com sinais de torturas. Se Rai mostrou milhares de vezes as fotos da americana que humilhou os terroristas iraquianos imaginemos o que seria se aqueles 83 civis fossem torturados até à morte dos americanos. Parece que a “civilidade mafiosa terrorista” se escandaliza mais se uma americana humilha terroristas para convencê-los a colaborar contra o terrorismo que se os terroristas torturam até à morte 83 civis só num dia.
Em Itália, vi na Rai3, várias vezes, todos os dias, durante varias semanas, como se fosse uma revolução mundial a seu mérito, a grande reportagem do “massacre oculto” a Fallujah: cada manhã abria os noticiários com novos elementos como se contribuísse a parar a guerra do Iraque à semelhança do outro escândalo americano que contribuiu a parar a guerra do Vietname. E se o Vietname for revisto como a batalha mais inteligente e ética do século passado? E se o Vietname for visto como a derrota do pacifismo que deu o poder ao comunismo com 100 milhões de mortos na Rússia e 70 milhões na China para a miséria que hoje vemos? (>>>Vietname e o comunismo, Iraque e o terrorismo islâmico, informação, guerras, ideais, elites e povo ).
Parece que a notícia correu todo o mundo e chegou a Portugal, onde eu comentei:
"Os meios de comunicação não podiam ter feito uma cobertura mais desastrosa da história do fósforo branco.": chamaram "massacre oculto" ao que fizeram os americanos contra terroristas e deram-lhe mil vezes mais noticia do que crimes milhares de vezes piores de terroristas contra inocentes que ficaram esquecidos ...
Isto originou uma onda de comentários contra mi e em defesa dos seus caros terroristas:
“Para o Pires em 28-12-2005 às 15:25:08
Não te cansas de fazer um papel tão triste, ó Pires?
noosfera em 28-12-2005 às 16:51:20
... arrisco a suposição de que lhe paguem para nos manter distraídos, ...
pyrex em 29-12-2005 às 16:46:16
Tens toda a razão Noosfera ... permite manter a polémica ...”
Pires+Portugal+ em 30-12-2005 às 03:21:18
"suposição de que lhe paguem para nos manter distraídos..."???
Não será mais lógica a suposição de que "oil for food" e o petróleo de Saddam continua a corromper, comprar ou financiar a informação que o defende? O maior ditador, o pior tirano dos últimos tempos encontrou a melhor defesa da história da justiça e a maior defesa do mais popular fórum de Internet: milhares de advogados dos melhores do mundo foram contactados para escolherem os mais influentes. Taormina, um dos mais famosos advogados de Itália que queria ser ministro da Justiça mas viu a sua carreira política arruinada porque enquanto defendia grandes mafiosas trabalhava em part-time como secretário de Estado, foi um dos convidados. Um ex-ministro da justiça dos USA faz parte da defesa de Saddam.
O dinheiro do petróleo de Saddam que não foi encontrado continuará a corromper, comprar ou financiar a justiça e informação que o defende? "Oil for food" or for Indymedia and for defense of Saddam?
Indymedia tem 60 notícias sobre Fallujah, milhares de notícias contra as “torturas” dos americanos e ninguém deve saber dos 83 civis torturados de terroristas. Mas esta defesa de Saddam e dos terroristas islâmicos não aumenta o terrorismo e prejudica a maioria do povo do Iraque?
... “Não existem provas sólidas de que o fósforo branco tenha sido usado contra a população civil. A alegação foi feita num documentário emitido pelo cadeia italiana RAI, intitulado Fallujah: o “massacre oculto”.
Mas não deveríamos esquecer que a utilização de armas químicas foi um crime de guerra dentro de um crime de guerra dentro de um crime de guerra. Tanto a invasão do Iraque como o assalto a Fallujah foram actos ilegais de agressão. Antes de atacar a cidade, em Novembro do ano passado, os marines impediram os homens “em idade militar” de sair [7]. Muitas mulheres e crianças ficaram também: o correspondente do Observer estimou que entre 30.000 e 50.000 civis ficaram na cidade [8].”
Esta informação contrasta com outra da TV em Itália: durante uma semana antes dos bombardeamentos avisaram e pediram aos civis de abandonar a cidade.
“Os marines trataram então Fallujah como se os seus únicos habitantes fossem combatentes. Arrasaram milhares de edifícios, negaram ilegalmente o acesso ao Crescente Vermelho Iraquiano, e, segundo o relator especial da ONU, usaram «a fome e a privação de água como armas de guerra contra a população civil» [9].
http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=68984&cidade=1&forcarcomentarios=S#69074
Rai fez serviço público ou serviço eleitoral? Berlusconi acusou Rai de ser 85% contra o seu governo. Não sei se a percentagem é exacta mas não tenho a mínima dúvida que a informação de Rai durante o governo de Berlusconi e mesmo depois foi de mais de 50% a dizer o pior possível de Berlusconi e o melhor possível de Prodi. Não tenho a mínima duvida de que a Rai foi preponderante na queda do governo de Berlusconi. Serviço público ou de Prodi e anti-americano? Melhor uma Itália mais semelhante a Albânia ou aos USA? Melhor a riqueza de Berlusconi e do capitalismo mal distribuída ou a miséria do comunismo bem distribuída? Creio que o melhor governo resulta de políticos democráticos eleitos por um povo bem informado. Será justo que a TV pública seja contra Berlusconi para contrabalançar a informação das suas televisões? Ou Rai é mais deformada anti-Berlusconi que Mediaset anti-Prodi?
Em minha opinião a Rai usa dinheiro público para fazer a sua política anti-Berlusconi e Mediaset obedece às leis do mercado sendo muitas vezes contra o patrão porque é popular ser contra o poder e ainda mais contra o patrão. Os mais populares de Mediaset, (Maurizio Costanzo, Antonio Ricchi, Mentana, Bruno Vespa), ou são de esquerda, ou declaradamente anti-Berlusconi ou são profissionais de grande imparcialidade reconhecida mesmo da esquerda). Emilio Fede é o mais pró-Berlusconi e anti-Prodi mas a sua voz é compensada com outros como Gad Lehner em La7 pró-Prodi e anti-Berlusconi. Em minha opinião estas personagens de partido reconhecido em televisões privadas não são perigosas para a democracia como uma TV que tem meios económicos dos contribuintes e não responde pelos gastos partidários. É muito diferente o caso de Santoro, um grande comunicador e fanático anti-Berlusconi, uma espécie de missionário pela sua política e de Prodi numa TV pública, primeiro contra o governo de Berlusconi que não era o seu e depois a favor do seu governo e contra a oposição, com informação orientada sem contraditório como acontecia no comunismo e certa informação islâmica.
>>> Mais:

Saddam, pena de morte, civilidade americana, mafiosa, de Indymedia e de um Neo-MachiavelliG8-Indymedia-indyarabe-paz-Médio Oriente: violência dos falidos, inteligência das elites, USA e Neo-ONU para a paz mundial
Paz: dos pacifistas de Che Guevara à Neo-ONU, da luta à colaboração de classes O capitalismo no fórum Indymedia Iraque, Saddam, Bush, e pacifistas de Indymedia Indymedia na defesa de crimes, delinquentes, ditadores, terroristas ... e curiosidades de certa informação PPPP=filosofia do passado presente e futuro, ensaio para uma nova filosofia política neo-maquiavélica Bill Gates, capitalismo, comunismo, anarquia e luta no-global globalizada Fórum de voluntários e ideias para um mundo melhorBill Gates fan club: voluntários de acção social, beneficência, filantropia e solidariedade
Bill Gates no fórum de Indymedia
Saddam, pena de morte, justiça e civilidade em democracia
Extremistas cristãos ou anarquistas fundamentalistas anti-cristãos?Pena de morte, civilidade, justiça e ética globalTurismo no espaço e fome na terra, intelligência de Bill Gates e estupidez no-global, ricos e pobres, Microsoft e copyleft
Pena de morte, civilidade, justiça e ética global

Tuesday, November 07, 2006

Saddam, pena de morte, civilidade americana, mafiosa, de Indymedia e de um Neo-Machiavelli
USA apoia a pena de morte a Saddam, Europa unida contra USA, Indymedia sempre contra a pena de morte e eu pareço o único com uma opinião sobre a pena de morte diferente: pena de morte condicional quando a morte de um assassino de inocentes ode salvar a vida de muitos inocentes. Para mi é evidente que muitas vezes com a morte de um assassino se podiam salvar 10, 100. 1.000 ou 10.000 inocentes. Depende de como seria utilizado o que custa manter em segurança um perigoso terrorista, assassino ou criminoso incorrigível.
Eu hoje penso que o pior dos "valores ocidentais" é "civilidade mafiosa" ou sensibilidade muito superior com os criminosos do que com as suas vítimas ou com os inocentes, sobretudo em Itália.
A terrorista anti-americana Silvia Baraldini, que não negou a sua cumplicidade com os autores de um ataque criminal com 3 vítimas inocentes, sensibilizou mais a opinião pública italiana de milhões de mortos inocentes vítimas do terrorismo e criminalidade.
Só num dia e só uma vez senti a notícia de 83 cadáveres de civis torturados no Iraque. Se fosse por obra dos americanos seria um escândalo enorme. Mas se é obra de terroristas islâmicos passa despercebido. Uma humilhação de uma americana a um terrorista no Iraque a que chamaram “tortura” sensibilizou mais a civilidade mafiosa italiana de milhares de torturados até à morte do tempo de Saddam, dos iraquianos actuais ou da mafia e criminalidade em Itália.
Na Indymedia encontra-se mais informação a transformar em herói um estúpido marginal delinquente que morreu no G8 a combater com um extintor contra os defensores dos representantes das melhores democracias do que com os 20.000 mortos de fome todos os dias. (>>>G8 2001 e 2006: de 300.000 a 200 manifestantes, glória ou vergonha de Indymedia e no-global? ).
Bush, grande parte de USA e do mundo árabe concorda com a pena de morte a Saddam. Europa está unida a defender um dos piores ditadores dos últimos tempos, ao menos oficialmente. Rússia também.
Convido a votar com um simples número, colocando em primeiro lugar os números dos parágrafos com que mais se concorda e acrescentando outros:
1. Justa a morte de Saddam.
2. Injusta a condenação à morte de Saddam.
3. Injusta qualquer condenação à morte.
4. A pena de morte só devia ser permitida quando se deu primeiro uma oportunidade de conversão e colaboração para obter melhor justiça e indemnizar a sociedade e as vítimas inocentes.
5. A pena de morte devia ser permitida quando é evidente que com a morte de um assassino se podiam salvar dezenas, centenas ou milhares de inocentes.
6. Outras opiniões?
Eu voto 5 4. Excluo 3 e abstenho-me de votar 1 e 2 porque não sei se a sua morte contribui para salvar inocentes ou para que morram mais.
Os comentários a “Saddam, pena de morte, justiça e civilidade em democracia” foram todos contrários ao que eu penso actualmente:
-“Eu voto a 3!”
- “Eu voto 3, é bom lembrar que Portugal foi dos primeiros países do mundo a abolir a pena de morte ...”
- “3. Injusta qualquer condenação à morte + Reparação das vítimas”.

Contrastes com Indymedia quando não cancelava as minhas opiniões e se limitava a criticar ou ofender-me:
Neo-torturas, Neo-pena de morte na fantasia de um Neo-Machiavelli Machiavelli foi um dos mais inteligentes pensadores políticos de todos os tempos. Defendeu que alguns fins justificam alguns meios. Estas ideias aplicadas por pessoas menos inteligentes e diabólicas criaram o mito do maquiavelismo diabólico ... (Pires+Portugal+ em 2006-07-26 11:15:11)
USA e anti-americanismo italo-português O anti-americanismo em Portugal copia muito do italiano mas manifesta-se mais radical no apoio da Palestina e Líbano contra Israel. (Pires+Portugal+ em 2006-07-25 07:21:08)
Guerras, elites, revolucionários e reaccionários, milionários, ricos, pobres, falidos e vencedores . Os USA estão na vanguarda económica devido à arte e inteligência da aplicação de um pragmatismo neo-maquiavélico... (Pires+Portugal+ em 2006-07-20 06:36:48)
Inventores do futuro, precisam-se na política, economia e cultura As prioridades do futuro são a fome, o desemprego, poluição, esgotamento de recursos naturais e guerras. (Pires+Portugal+ em 2006-07-18 09:48:07)
G8 de Génova a hoje: GUERRAS, ELITES, ANARQUISMO, GLOBALIZAÇÃO, RELIGIÕES E DITADURAS Para certa informação a prioridade esteve na violência dos manifestantes e sua defesa.
(Pires+Portugal+ em 2006-07-19 14:19:13)
Guerra e paz, pacifistas e guerreiros, todos de parte, ... para atiçar a guerra global De um lado está Bush a liderar parte dos USA e parte das direitas Ocidentais. Do outro estão os terroristas de Hamas, apoiados por parte do mundo árabe e parte das esquerdas Ocidentais.
(Pires+Portugal+ em 2006-07-19 12:20:30)
G8, velha anarquia, indy-no-global e Neo-Indymedia para uma Neo-Anarquia Para a velha anarquia e indy-no-global a maior glória foi o G8 de Génova, contestar os melhores representantes das melhores democracias e transformar um marginal delinquente em herói no-global.
(Pires+Portugal+ em 2006-07-19 01:19:19)
Informação populista, manifestantes, criminalidade, terrorismo, polícias, tribunais e políticos. Certa informação populista está sempre contra as elites, mesmo que sejam as melhores representantes das melhores democracias. (Pires+Portugal+ em 2006-07-19 01:37:22)
G8: dos violentos reazionários no-global à Neo-ONU Do G8 de Génova a hoje: elites das melhores democracias procuram resolver os problemas globais com diálogo e inteligência. Alguns violentos pretendem impedir e para certa informação a prioridade é excitar à violência ... (Pires+Portugal+ em 2006-07-17 19:23:39)
Heróis, santos, mártires e terroristas Ao longo da história quase sempre se transformou em herói quem matou mais “inimigos”. (Pires+Portugal+ em 2006-07-15 12:44:07)
Paz: dos pacifistas de Che Guevara à Neo-ONU, da luta à colaboração de classes O presidente italiano, como “bom comunista”, apoiou os tanques russo que invadiram Budapeste. Agora foi convidado para a comemoração dos 50 anos da revolta pela liberdade e invasão das tropas russas. (Pires+Portugal+ em 2006-07-14 10:52:23).
Indymedia e informação do futuro Indymedia, na sua versão portuguesa, = melhor fórum de Internet ... Não posso dizer o mesmo da versão italiana. (Pires+Portugal+ em 2006-07-01 02:53:54)
Bush, USA: revolucionários ou reaccionários? Futuro global ou no-global? Certa informação apresenta os USA de Bush como reaccionários. Os no-global, e pacifistas de Che Guevara seriam os revolucionários. (Pires+Portugal+ em 2006-06-29 12:01:46)
Kissinger, justiça comum e política maquiavélica boa ou má? Justo processar Kissinger pela morte do Pai? Bush pela morte de ...? Se um político é cúmplice da morte de outro político deve responder num tribunal tradicional? (Pires+Portugal+ em 2006-06-22 08:34:40)
Bill Gates2008, filantropia, beneficência, mitos, heróis, santos e terroristas Ao ler a notícia de que em 2008 Bill Gates se dedicaria exclusivamente à beneficência, filantropia, educação, instrução e saúde dos mais pobres pareceu-me o acontecimento mais revolucionário ...
(Pires+Portugal+ em 2006-06-20 13:50:54)
Che Guevara, justiça global, Vietname, revolucionários e reaccionários Num supermercado deparo com 3 livros de Che Guevara, mais um sobre ele e com a sua foto na capa.
(Pires+Portugal+ em 2006-06-17 12:20:36)
Democracia comunista, massacre escondido e anti-americanismo Alguns mortos para tirar o poder a Saddam fazem mais informação do milhão de mortos de Saddam. Alguns mortos para evitar centenas de mortos todos os dias tornam-se O “massacre escondido"...
(Pires+Portugal+ em 2006-06-17 02:29:09)
che guevara, saddam, milosevic, al zarqawi, ... Che Guevara, Saddam, Milosevic, Al Zarqawi, ... heróis ou falidos? No-global, ditadores e terroristas revolucionários ou reaccionários? (Pires+Portugal+ em 2006-06-14 08:30:25)
Revolucionários da passado, presente e futuro Para a maioria da opinião pública italiana o maior revolucionário do século passado foi Che Guevara, para outros Mao, Lenin, Estaline, Ghandy, Mandela, Luter King, ... (Pires+Portugal+ em 2006-06-12 09:02:42)
Mogadiscio, anarquia americana, ordem dos fundamentalistas islâmicos? “...aliança secular, apoiada por Washington, ... sangrentos conflitos e 15 anos de anarquia ...” e finalmente a paz fundamentalista? (Pires+Portugal+ em 2006-06-08 09:33:06)
onu, unesco, informação e democracia global Do “Boletim do Observatório da Sociedade da Informação - 02/06/2006” seleccionei algumas informações que podem servir de inspiração para a invenção de um governo mundial da ONU ... (Pires+Portugal+ em 2006-06-07 02:21:34)
Paz, guerra, pacifistas parciais de Che Guevara em Itália e revolução cultural global Recordo quando estudei história e me pareceu que a evolução do mundo era feita de guerras... Hoje penso que o futuro deve ser governado de forma a evitar as guerras. Mas é necessária uma revolução cultural (Pires+Portugal+ em 2006-06-05 10:52:25)
USA, Iraque, TV, voluntariado, guerra, paz e política Numa América com centenas de canais e milhares de programas todas as semanas, uma hora de TV num canal a pagamento produziu uma revolução: menos 70% de voluntários para a guerra do Iraque.
(Pires+Portugal+ em 2006-05-29 13:31:54)
Certa informação no seu pior e melhor ... coisas dão tesão a alguns... fazei amor não terrorismo! Certa informação lamenta a pouca importância dada aos “vários outros fogos aleatórios ...Para mi isto é o pior de certa informação. O melhor está na possibilidade de poder contestar ... (Pires+Portugal+ em 2006-05-25 10:34:15)
Emprego, emigração, criminalidade, muros pontes, políticos, cómicos, artistas, idealistas, no-global ... Falta emprego e falta quem faça muita coisa ... Construem-se muros mas faltam pontes ... Mafias recebem as economias de pobres africanos prometendo-lhes entrada na Europa através de Espanha ou Itália ... (Pires+Portugal+ em 2006-05-24 03:20:15)
Bush, Bin Laden, Saddam, Afeganistão, Vietname, reacionários e revolucionários? Prodi disse que a invasão do Iraque foi um erro que aumentou o terrorismo. Rai3 deu hoje voz a um americano a dizer que se envergonhava do seu país no Vietname, e da política de Bush no Afeganistão e Iraque. (Pires+Portugal+ em 2006-05-22 00:00:23)
Iraque, informação, deformação e história Ao ler as primeiras linhas de “Quando é que o assassinato de civis árabes é considerado um massacre?” encontro uma radical deformação da informação: o regime de Saddam torturou milhares de inocentes, ... (Pires+Portugal+ em 2006-05-21 02:44:53)
Mao, Bush, Milosevic, Saddam, pena de morte, revoluções e a notícia da falta de notícia Uma notícia do Tg5 de Itália falava da falta de notícia ou indiferença na China pelo aniversário da famosa “revolução cultural de Mao”. Pela primeira vez senti falar de milhões de intelectuais, ...
(Pires+Portugal+ em 2006-05-17 20:44:52)
Terroristas pacifistas Estranhos pacifistas terroristas que só se manifestam de forma violenta onde há meios mais inteligentes de lutarem pelos seus ideais e de fazerem valer as suas ideias se forem justas.
(Pires+Portugal+ em 2006-05-07 03:45:06)
Tortura, direitos civis, USA, Iraque, informação italiana e história (Sondagem de opinião) Proponho uma sondagem de opinião sobre tortura, direitos civis ou humanos dos USA no Iraque, para a história dos tempos actuais vistos no futuro. (Pires+Portugal+ em 2006-05-05 07:42:49)
Fome, ricos, pobres, capitalismo, comunismo, anarquia, guerra e violência Na prática os USA livraram uma parte da Alemanha do nazismo e comunismo, implantaram fábricas com ganhos para todos: americanos, alemães e emigrantes. (Pires+Portugal+ em 2006-05-03 06:41:02)
Irão, Israel, USA, ONU, nuclear e bomba atómica O presidente do Irão disse que Israel deve desaparecer do mapa e que o Irão já tem tecnologia para construir a bomba atómica. (Pires+Portugal+ em 2006-04-21 04:08:07)
Hiroshima, atómica, paz Vi um impressionante documentário histórico, 2006-04-08, C4, “Appuntamento com la Storia”, onde foram expostas as razões pró e contra: (Pires+Portugal+ em 2006-04-10 13:36:48)
Saddam, Iraque, Cuba, China, Rússia, Brasil, África, Itália ... e as modas da informação Em Itália apareceram pequenas notícias do julgamento de Saddam. Só diferem no número de civis mortos se foram só 100.000 ou várias centenas de milhares. (Pires+Portugal+ em 2006-04-06 13:52:10)
Democracias, opiniões populares, verdades e mentiras Eu penso que o mundo deve caminhar para um governo mundial da ONU ou de outra organização como única solução de evitar mais guerras. Mas uma democracia dos melhores ou da maioria? (Pires+Portugal+ em 2006-03-31 11:59:28)
Democracias, ONU, opiniões populares, verdades e mentiras Eu penso que o mundo deve caminhar para um governo mundial da ONU ou de outra organização como única solução de evitar mais guerras. (Pires+Portugal+ em 2006-03-30 14:17:25)
Revolução cultural global ou fome, guerra e violência? Todas as revoluções económicas e políticas e tiveram a sua parte cultural e muitas vezes religiosa. A globalização é a característica principal do presente e futuro. (Pires+Portugal+ em 2006-03-27 11:42:11)
USA, paz, história e opinião pública dos pacifistas de Che Guevara, de Hitler, dos ditadores e dos terroristas Em 40 anos de informação raramente ouvi falar de paz e pacifismo sem vir em primeiro lugar as acusações aos USA, bomba atómica e Vietname. Mais recentemente entram Kosovo, Afeganistão, Iraque. (Pires+Portugal+ em 2006-03-25 10:15:14)
Anarquismo, capitalismo, comunismo ou uma democracia global da ONU? Certo anarquismo tradicional caracteriza-se pela globalização da luta dos desempregados, precários, pobres e emigrantes contra o capitalismo. (Pires+Portugal+ em 2006-03-23 06:34:36)
Anarquismo, ditaduras e democracias Certo anarquismo tradicional defendeu os piores ditadores dos últimos tempos: Saddam, Milosovic e Lukashencko... (Pires+Portugal+ em 2006-03-22 10:23:38)
Iraque, Saddam, Hitler, Bush, USA, factos e interpretações de certa informação popular ou populista Quase só contra quase todos: Os USA fizeram mais bem do que mal ao mundo e a “resistência” apoiada por certo Ocidente causa mais danos que benefício para o Iraque e para o mundo.
(Pires+Portugal+ em 2006-03-21 13:34:00)
Fome, ONU, criatividade, ética e justiça para um futuro global Sempre morreram de fome. Mas com a globalização aumentou o conhecimento, alterou-se a sensibilidade ética e de justiça. (Pires+Portugal+ em 2006-03-20 03:40:31)
Paz e danos das boas intenções dos pacifistas parciais O problema de certos pacifistas é serem parciais e terminarem por dar o poder aos piores ditadores, guerreiros e menos pacifistas. (Pires+Portugal+ em 2006-03-19 08:38:49)
Violência, anarquismo, ditadores, democracias e ideias para a paz num futuro global A violência quase sempre foi considerada boa e heroísmo quando feita dos “nossos”, pelos “nossos” valores. Os novos meios de comunicação e informação tornam o mundo mais global ... (Pires+Portugal+ em 2006-03-17 09:18:27)
Milosevic, paz, pacifistas de Che Guevara, informação e vergonha Os americanos lideraram uma guerra que com 11.000 mortos pôs fim à guerra que já tinha causado centenas de milhares. (Pires+Portugal+ em 2006-03-16 02:07:48)
Kosovo, Milosevic, guerra e paz: superioridade intelectual, ética, moral e filosófica americana Os americanos lideraram uma guerra que com 11.000 mortos pôs fim à guerra que já tinha causado centenas de milhares de mortos e entregou o pior responsável à justiça. (Pires+Portugal+ em 2006-03-15 06:10:48)
Superioridade económica Americana, marxismo cultural, moral e guerra A superioridade económica americana é causa ou consequência da superioridade ou inferioridade moral, ética, filosófica, cultural e política? (Pires+Portugal+ em 2006-03-14 07:14:20)
Direitos de autor, propriedade intelectual, ética e justiça Sem protecção dos direitos de autor falta o principal estímulo à investigação, inovação e criatividade com danos para toda a sociedade. Com demasiada protecção prejudica-se a popularidade ...
(Pires+Portugal+ em 2006-03-13 05:16:00).
Paz, Nobel, prisioneiro, oscar e pacifistas dos terroristas Um Prémio Nobel pela paz não deve vir a Lisboa, um palestino preso dos USA é recebido ...

Thursday, November 02, 2006

Juizes com juízo precisam-se ... Justiça ou vergonha, estupidez, anedota e ridículo?
Stella Liebeck derramou café quente no colo e processou, com sucesso, o McDonald's, recebendo quase 3 milhões de dólares de indemnização...
Com esta justiça é melhor trabalhar ou divertir-se a entornar café?
Stella Awards existem como instituição independente, publicando e "premiando" os casos de maior abuso do já folclórico sistema judicial norte-americano.
Este ano, os vencedores foram:
5º lugar (empatado):
Kathleen Robertson, de Austin, Texas, recebeu 780.000 dólares de indemnização duma loja de móveis, por ter partido o tornozelo ao tropeçar numa criancinha que corria solta na loja. A criança descontrolada era o próprio filho da sra Robertson...
A educação dos filhos e o juízo dos juizes deve ser menos importante do que os bons advogados.
Terrence Dickinson, de Bristol, Pensilvânia, estava saindo pela garagem duma casa que acabara de roubar. Não conseguiu abrir a porta da garagem, porque o sistema automático tinha defeito. Não conseguiu entrar de volta na casa, porque a porta já se fechara por dentro. A família estava de férias e o sr. Dickinson ficou trancado na garagem por 8 dias, comendo ração para cães. Processou o proprietário da casa, alegando que a situação lhe causou profunda angústia mental. Recebeu 500.000 dólares de indemnização.
Esta faz-me lembrar Al Capone que toda a gente conhecia como maior boss da criminalidade americana mas os juizes com pouco juízo ou poucos meios só conseguiram condenar por não pagar impostos. Mais recentemente em todo o mundo se sabia que John Gotti era o boss dei boss das mafias americanas mas foi absolvido por duas vezes antes de ser traído pelo seu principal colaborador.
4º lugar:
Jerry Williams, de Little Rock, Arkansas, foi indemnizado com 14.500 dólares, mais despesas médicas, depois de ter sido mordido pelo beagle do vizinho. O cão estava preso, do outro lado da cerca, mas ainda assim reagiu com violência quando o sr. Williams pulou a cerca e disparou repetidamente contra ele, com uma pressão de ar...
Para ser juiz nos USA não precisarão de ter um mínimo de juízo?
3º lugar:
Um restaurante de Filadélfia foi condenado a pagar 113.500 dólares a Amber Carson, de Lancaster, Pensilvânia, por ela ter escorregado e fracturado o cóccix. O chão estava molhado porque, segundos antes, a própria Amber Carson tinha atirado um copo de refrigerante contra o namorado, durante uma discussão.
O restaurante escolheu mal o advogado ou teve pouca sorte com o juiz?
2º lugar:
Kara Walton, de Claymont, Delaware, processou o proprietário duma casa de diversão nocturna por ter caído da janela da casa de banho, partindo os dois dentes da frente. Tentava escapar do bar sem pagar a despesa de 3,50 dólares. Recebeu 12.000 dólares de indemnização, mais despesas dentárias...
Estes juizes não sentirão vergonha de premiar quem tenta fugir sem pagar?
E o vencedor em 1º lugar:
O grande vencedor do ano foi o sr. Merv Grazinski, de Oklahoma City, Oklahoma. O sr. Grazinski tinha acabado de comprar um Chrysler Motorhome Winnebago automático e regressava sozinho dum jogo de futebol. Na estrada, activou o "cruise control" do carro para 100 km/h, abandonou o banco do motorista e foi para a traseira do veículo preparar um café. Como era de esperar, o veículo despistou-se, bateu e capotou. O sr. Grazinski processou a Chrysler por não explicar no manual que o "cruise control" não permitia que o motorista abandonasse o volante.
O júri concedeu-lhe a indemnização de 1.750.000 dólares, mais um Chrysler novo do mesmo modelo.
A construtora mudou todos os manuais de proprietário a partir deste processo, para se acautelar contra qualquer outro atrasado mental que comprasse um Chrysler.
Mas eu não sei se é mais atrasado mental este senhor, este juiz ou esta justiça.
Para que isto não suceda no resto do mundo eu proponho uma justiça de juizes com juízo da ONU à qual se possa recorrer sempre que as velhas justiças tradicionais façam destes serviços. A primeira condição é ser juiz com juízo, e não como as anedotas anteriores.
>>> Mais:
IDEIAS PARA UM MUNDO MELHOR
Justiça velha e nova
Os fanáticos da justiça-1. (Argumento para filme). http://avi.weblog.com.pt/arquivo/191227.html#more
"Autores de TV e produtor para programa revolucionário"
"O ZÉ JUSTO E O ADVOGADO QUE DESCEU ABAIXO DE CÃO"
Spam e Neo-ONU: como a ONU podia ganhar para funcionar melhor, contribuir para um mundo melhor e alimentar os mortos de fome - ...
Gates fan club: voluntários, social, beneficência, filantropia e solidariedadeONU-UNESCO-forum para um futuro global
ONU, governo mundial: fórum de ética, cultura e democracia globalFome, capitalismo, comunismo, anarquia, guerra e informação Indymedia
Fórum de voluntários e ideias para um mundo melhor

USA e ONU são dois exemplos muito diferentes de globalização. Com o contínuo desenvolvimento de Internet e novas tecnologias torna-se cada vez mais urgente um governo, justiça, ética, moral, deontologia, civilidade e boas maneiras de comportamento online e em tudo o que tem mais consequências globais, não tem fronteiras. Mas será melhor o pragmatismo de USA ou burocracias da ONU?